A época 2025/26 já está em andamento e o futebol português está em polémica ao fim de quase dois meses em competição. De jogos reagendados para datas que não costumam receber duelos da I Liga, até encontros marcados para dias em que não podiam ser marcados, a confusão tem sido a palavra de ordem nas últimas semanas.
A presença do Santa Clara nas pré-eliminatórias da Liga Conferência fez com que o jogo diante do Estoril, referente à primeira jornada da I Liga, fosse remarcado para a pausa internacional de seleções, o que originou um forte descontentamento no emblema canarinho que sofreu com a ausência de jogadores internacionais.
"Temos família, não estamos a brincar e tentamos ser profissionais. Mas se tudo à volta não é profissional, acabamos por não ser profissionais. Assim, não andamos para a frente. Tentámos dar o nosso melhor. Acho que ninguém me está a ouvir, porque a nossa cultura é de três, quatro equipas", disse o médio João Carvalho no final da partida, que resultou na vitória (1-0) do Santa Clara.
Nacional ameaçou não ir a jogo no Dragão
No próximo mês, Benfica, Sporting, FC Porto e Sporting e Sporting de Braga terão de introduzir na sua rotina a entrada em cena nas competições europeias, o que vai obrigar a um natural congestionamento do calendário. Assim sendo, estes têm a prioridade na alteração de datas nos jogos do campeonato nacional, mas os adversários têm as suas próprias condicionantes.
A quinta jornada da I Liga reserva um FC Porto-Nacional, agendado para este sábado, no Estádio do Dragão. Poucos dias antes, os madeirenses ameaçaram a possibilidade de falta de comparência com a ausência de "uma alternativa de viagem viável e condizente com uma equipa de futebol profissional."
O clube da Choupana relatou as dificuldades que enfrentou para remarcar a viagem para Portugal Continental, 'apontando o dedo' à Liga Portugal, pela alteração da data da partida diante dos dragões (sábado, dia 13, pelas 18 horas), que tinha como data oficial o dia 14 de setembro (domingo).
Entretanto, a Liga Portugal desbloqueou soluções para o Nacional viajar para território continental na sexta-feira, véspera do jogo com os dragões, atuais primeiros classificados do campeonato.
Arouca-FC Porto em risco...devido a uma Feira
Os jogos do FC Porto tem estado em evidência. No dia 28 de setembro, o coletivo liderado por Francesco Farioli irá visitar o terreno do Arouca, em jogo da sétima jornada. A realização da Feira das Colheitas nessa data obrigou uma reunião entre o Município de Arouca, forças policiais, Proteção Civil, bombeiros e representantes dos dois clubes e da Liga. A conclusão foi a de que não há condições para se jogar no recinto dos arouquenses.
A partida poderá ter lugar no Estádio Municipal de Aveiro, mas isso iria implicar que Benfica e Sporting também jogassem nesse local, de acordo com os regulamentos.
A solução de adiamento não agrada ao FC Porto, uma vez que o calendário vai apertar. No dia 2 de outubro, os dragões vão receber o Estrela Vermelha para a segunda jornada da fase de liga da Liga Europa, apenas três dias antes do Clássico com o Benfica, no Estádio do Dragão, em jogo da oitava jornada do campeonato.
Após a partida, o emblema da Invicta irá, certamente, perder vários jogadores do plantel para a pausa internacional das seleções.
Primeira jornada encerrada apenas no 23 de setembro
A primeira jornada também ainda não está concluída. No dia 23 de setembro, o Benfica irá receber o Rio Ave, após ter solicitado o adiamento da jornada inaugural, devido à presença nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.
Importa referir que 72 duas horas antes, os encarnados estarão a competir na maior prova de clubes de nível europeu, com a receção ao Qarabag.
Leia Também: Liga encontra solução e Nacional já não vai faltar ao jogo com o FC Porto