Procurar

Jakub Kiwior lidera 'camião de reforços' no treino do FC Porto

Internacional polaco já treinou sob as ordens de Farioli, no Olival, numa sessão que ficou, ainda, marcada pela ausências de Alberto Costa, Martim Fernandes, Eustáquio, Gabri Veiga, William Gomes e De Jong.

Jakub Kiwior lidera 'camião de reforços' no treino do FC Porto

© FC Porto

Carlos Pereira Fernandes
10/09/2025 14:50 ‧ há 19 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O plantel principal do FC Porto deu, ao final da manhã desta quarta-feira, continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista a receção ao Nacional, que está agendada para as 18h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado.

 

A principal nota de destaque foi para a estreia em pleno de Jakub Kiwior, jogador adquirido ao Arsenal, na reta final do passado mercado de transferências de verão, a título de empréstimo. Uma operação que rondou os dois milhões de euros, e que contempla uma cláusula de opção de compra no valor de 17 milhões de euros, que pode ascender aos 22 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.

O defesa-central foi formalmente anunciado como reforço azul e branco no passado dia 1 de setembro, e seguiu, de imediato, viagem para a Polónia, por força da pausa para compromissos internacionais, pelo que só agora teve oportunidade de treinar sob as ordens do treinador italiano Francesco Farioli.

O jogador de 25 anos de idade acabaria por ser utilizado por Jan Urban na dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, disputando os 90 minutos, quer do empate a uma bola com os Países Baixos, quer no triunfo conquistado sobre a Finlândia, por 3-1.

Jakub Kiwior vê, desta maneira, aberta uma 'janela' de oportunidade para somar os primeiros minutos com a camisola azul e branca já perante a formação insular, no encontro referente à quinta jornada da I Liga, que terá lugar no Estádio do Dragão.

Muitas 'caras novas'

Quem também regressou das seleções foi Jan Bednarek, que fez dupla com Jakub Kiwior, pela Polónia, promovendo uma parceria que pode, agora, vir a ser aproveitada por Francesco Farioli, no 'coração' da defesa do FC Porto.

Victor Froholdt esteve presente no empate a 'zeros' entre Dinamarca e Escócia, assim como na vitória sobre a Grécia, por 0-3, e regressou ao Olival, tal como Deniz Gul, que acabou por ser suplente não utilizado no triunfo ante a Turquia, por 2-3, e na derrota sofrida contra Espanha, por 0-6.

Em 'trânsito' encontram-se, agora, Diogo Costa, Alan Varela, Pablo Rosário, Dominik Prpic e Rodrigo Mora, que estiveram ao serviço, respetivamente, de Portugal, Argentina, República Dominicana e sub-21 de Croácia e Portugal.

Para compor o grupo de trabalho, Francesco Farioli optou, ainda, por 'promover' os jovens António Ribeiro, Felipe Silva, Pedro Lima, Tiago Silva, João Teixeira, André Oliveira, Kauê Rodrigues, Ángel Alarcón, Dinis Rodrigues e André Miranda para junto dos 'graúdos'.

Departamento clínico lotado

Em sentido inverso, de fora das opções de Francesco Farioli permanecem Alberto Costa, Luuk de Jong (que se limitaram a fazer tratamento), Martim Fernandes, William Gomes (que se dividiram entre o tratamento e o trabalho de ginásio), Stephen Eustáquio (que realizou tratamento e treino integrado) e Gabri Veiga (que fez treino integrado condicionado).

O plantel principal do FC Porto tem mais uma ronda de trabalhos agendada para a manhã da próxima quinta-feira, no complexo do Olival, à porta fechada.

Leia Também: Farioli bate concorrência e é treinador do mês... sem Benfica e Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si