A Liga Portugal informou esta quarta-feira, através de comunicado oficial que foi partilhado através das suas plataformas oficiais, que Francesco Farioli foi considerado como melhor treinador do mês de agosto da I Liga.
O treinador italiano, que recentemente chegou ao comando técnico dos azuis e brancos, foi o mais votado pelos companheiros de profissão da competição, recolhendo 43,7% das preferências.
No período em causa, Francesco Farioli, de 36 anos, conduziu o FC Porto a um registo vitorioso nos quatro jogos disputados em agosto e logo na época de estreia ao serviço do conjunto azul e branco.
Nos quatro jogos que já realizou na presente edição do campeonato português, o FC Porto levou a melhor diante de Vitória SC (3-0) e Casa Pia (4-0), em casa, e Gil Vicente (2-0) e Sporting (2-1), fora de portas, liderando a I Liga.
Numa lista sem Bruno Lage, treinador do Benfica, e sem Rui Borges, que orienta o Sporting, o pódio fecha com dois técnicos cujas equipas têm surpreendido no arranque do campeonato português.
O italiano superou a concorrência de Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, e de Vasco Botelho da Costa, técnico do Moreirense, que tiveram 26,19% e 17,46% dos votos, respetivamente, dos companheiros de profissão da competição.
Nº 2 no Spotify , mas 𝗧𝗼𝗽 𝟭 na #LigaPortugalBetclic!
— Liga Portugal (@ligaportugal) September 10, 2025
Francesco Farioli é o Haier 𝗧𝗿𝗲𝗶𝗻𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗼 𝗺𝗲̂𝘀 de agosto, eleito pelos colegas de profissão!#FCP pic.twitter.com/uqNeQmVJxq
E quem são os vencedores do restantes prémios?
Nos últimos dias, a Liga Portugal tem procedido à entrega dos habituais prémios mensais da I Liga. Na segunda-feira foram conhecidos os vencedores do galardão de melhor guarda-redes e de melhor defesa, ao passo que na terça-feira foram tornados públicos o melhor médio e melhor avançado do campeonato português.
Lazar Carevic foi eleito o guardião do mês de agosto, enquanto Justin de Haas agarrou o prémio de melhor defesa no referido período, tudo isto numa altura em que o clube do Minho surge no segundo lugar, com dez pontos, a dois do imparável FC Porto e com mais um do que Sporting, Moreirense e Benfica (menos um jogo).
Com 30,95% dos votos dos treinadores principais da competição, Lazar Carevic bateu a concorrência muito próxima de Diogo Costa, do FC Porto, com 28,57%, bem como de Andrew Ventura, do Gil Vicente, com 9,52% da votação, a fechar o pódio.
Já no que diz respeito ao defesa do mês e, com 18,25% da votação dos principais treinadores da competição, Justin de Hass superou, assim, a concorrência de Leonardo Lelo, do Sporting de Braga, com 16,67%, assim como de Jan Bednarek, do FC Porto, com 15,87% dos votos, num pódio em que todos eles ficaram bem perto uns dos outros.
Por outro lado, Victor Froholdt foi eleito o melhor médio em agosto e recolheu 39,68% dos votos dos treinadores principais do campeonato português. O dinamarquês superou a concorrência de Luís Esteves, do Gil Vicente, que recebeu 11,11% da votação, e de Fredrik Aursnes, do Benfica, que recolheu 7,14% dos votos.
Já o título de melhor avançado seguiu para Vila do Conde e para Clayton Silva, goleador do Rio Ave. Com 46,03% das preferências dos treinadores principais da competição, o brasileiro não deu hipóteses aos rivais e superou a concorrência de Schettine, do Moreirense, com 18,25%, bem como de Pablo, do Gil Vicente, com 9,52% da votação, a fechar o pódio.
Leia Também: Doença acaba com carreira de Jassie Vasconcelos após chegada ao FC Porto