Luis Zubeldía, antigo treinador do São Paulo, concedeu, esta quarta-feira, uma extensa entrevista à versão argentina da estação de televisão ESPN, na qual deixou rasgados elogios a Abel Ferreira, que chegou a ser seu rival quando estava no comando do clube tricolor.
Entretanto despedido do comando técnico do São Paulo, o treinador argentino não poupou nos elogios ao trabalho do antigo técnico do Sporting de Braga no comando do Palmeiras.
"Abel Ferreira deveria ser uma espécie de Deus no Palmeiras. No entanto, continuam a questionar o seu trabalho", atirou Luis Zubeldia, numa clara crítica às vozes que continuam a contestar o treinador português.
"EL FÚTBOL BRASILEÑO DEPENDE DE CÓMO LO AGARRÉS"
— ESPN Argentina (@ESPNArgentina) September 9, 2025
Luis Zubeldía palpitó el choque entre Palmeiras y River en la CONMEBOL #Libertadores.
▶️ Mirá #ESPNF90 en el Plan Premium de #DisneyPlus pic.twitter.com/byWfim8nRb
Numa entrevista no final do último ano civil, o treinador argentino já tinha levantado questionamentos sobre a forma como o treinador do Verdão é "tratado".
"Outro dia chamaram o Abel Ferreira de 'burro'. Eu disse aos meus jogadores: 'Rapazes, estamos num mundo onde questionamos o Abel'. E não é só aqui, acontece em muitos lugares, apesar dos resultados", vincou Zubeldia, no programa "Bola da Vez", da ESPN Brasil, em dezembro do ano passado.
"Outro dia chamaram de "burro" o Abel Ferreira. E eu disse a meus jogadores, que estamos em um mundo onde questionamos Abel".
— Maurílio Júnior (@1mauriliojunior) December 14, 2024
— Luis Zubeldía, técnico do São Paulo, sobre os gritos de "burro" da organizada do Palmeiras ao treinador português. pic.twitter.com/c43VfEhlxs
À frente do Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira soma já mais de 11 títulos conquistados - duas Taças Libertadores (2020 e 2021); uma Taça do Brasil (2020); uma Recopa sul-americana (2022); três campeonatos paulistas (2022, 2023 e 2024); dois campeonatos do Brasil (2022 e 2023); e uma Supertaça do Brasil (2023) - em pouco mais de quatro anos, feitos que levaram Zubeldía a sublinhar a dimensão e consistência do trabalho do português no futebol brasileiro.
Como terminou o último jogo do Palmeiras?
Antes da paragens para os jogos das seleções, o Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, falhou a tentativa de recuperar a vice-liderança do campeonato brasileiro, ao empatar 1-1 no estádio do Corinthians, em jogo da 22.ª jornada da prova.
O conjunto de São Paulo inaugurou o marcador aos 14 minutos, na sequência de uma grande penalidade que foi convertida com sucesso pelo avançado Vítor Roque, mas os anfitriões restabeleceram a igualdade pouco depois, aos 26 minutos, na sequência de um autogolo do defesa uruguaio Joaquín Piquerez.
Com este resultado, o Palmeiras caiu para o terceiro lugar do Brasileirão, acabado por ser ultrapassado pelo Cruzeiro, orientado pelo compatriota Leonardo Jardim, que tinha vencido por 1-0 na receção ao São Paulo.
Contas feitas, o Palmeiras atrasou-se na luta pelo título brasileiro, ficando a um ponto de distância do Cruzeiro e a quatro do Flamengo, mas tem menos um jogo realizado do que o líder da tabela classificativa e menos dois em relação à equipa treinada por Leonardo Jardim.
Leia Também: Palmeiras de Abel Ferreira enfrenta River Plate na Taça Libertadores