O FC Porto deu continuidade à 'operação Nacional', esta segunda-feira, num jogo-treino em que não foi além de um empate (2-2) frente ao Lusitânia de Lourosa, da II Liga, embora as principais 'dores de cabeça' para Francesco Farioli não se prendam ao resultado, mas antes a mais dois jogadores lesionados.
De acordo com a nota informativa publicada pelos azuis e brancos, William Gomes e Luuk de Jong foram 'forçados' a abandonar a sessão a meio, por força das mais recentes lesões contraídas. O estado clínico de ambos os avançados será, assim, atualizado durante as próximas horas.
Desta forma, o boletim clínico dos azuis e brancos passa a ser composto por seis nomes, quando há apenas 48 horas apenas se encontravam lá dois jogadores - na altura, Martim Fernandes (tratamento e trabalho de ginásio) e Gabri Veiga (treino condicionado) eram os únicos ausentes.
Este domingo, Alberto Costa e Stephen Eustáquio tornaram-se igualmente baixas para o treinador italiano, sendo que o jovem defesa português sofreu uma lesão muscular na coxa direita, que o coloca em risco para a partida da quinta jornada da I Liga. Já o médio internacional pelo Canadá realizou tratamento e treino de recuperação, na sequência de uma lesão sofrida ao serviço da sua seleção, durante a pausa dos campeonatos para dar lugar aos compromissos internacionais.
FC Porto 'tramado' ao cair do pano
No que toca ao jogo, Samu Aghehowa foi o primeiro a mexer com o ativo, ao minuto 7, seguindo-se a resposta do adversário, por intermédio de Miguel Teixeira (15'). Já na segunda parte, William Gomes tratou de recolocar o FC Porto na frente, aos 65 minutos, porém, em cima do minuto 90, João Vasco fixou o 2-2 final, numa altura em que o onze dos dragões já era "maioritariamente composto por atletas da equipa B e dos sub-19".
Claúdio Ramos, João Costa, Pedro Lima, Francisco Moura, Tomás Perez, Zaidu, Pepê, Samu, Borja Sainz e Luuk de Jong foram os jogadores da formação principal utilizados por Francesco Farioli, que apostou ainda em elementos da equipa B, como António Ribeiro, Felipe Silva, Kaio Henrique, Tiago Silva, André Oliveira, João Teixeira, Kauê e Ángel Alarcón. Para além destes jovens, Filipe Sousa e André Miranda, dos sub-19, também foram lançados pelo técnico italiano.
Segue-se um dia de folga para o plantel principal do FC Porto, que voltará ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, na manhã desta quarta-feira, de olhos postos na receção ao Nacional, no Estádio do Dragão, este sábado, a contar para a quinta jornada da I Liga.
[Notícia atualizada às 17h23]
Leia Também: Mais duas 'dores de cabeça' (e duas novidades) para Farioli no FC Porto