Okan Buruk, treinador do Galatasaray, confirmou este domingo que o emblema sediado na Turquia tentou contratar Diogo Costa no último mercado de transferências de verão.
O conjunto de Istambul procurava reforçar a baliza no último verão e entrou em contacto com o FC Porto para tentar perceber em que moldes poderia fechar a contratação do internacional por Portugal.
Nesse sentido, Okan Buruk revelou o preço que o FC Porto pediu para abrir mão do internacional português, assinalando ainda os motivos que levaram à contratação de Ugurcan Çakir.
"Donnarumma poderia ter ficado sem clube. Pediram 45 milhões de euros por Diogo Costa. Lammens estava na nossa agenda. Martínez estava disponível. Escolhemos um guarda-redes importante entre 5 ou 6 guarda-redes. A maior vantagem de Ugurcan Çakir é que é capaz de lidar com qualquer tipo de pressão com muita facilidade", explicou o técnico, em entrevista ao canal Now, da Turquia.
Okan Buruk: "Dün manavdaydım, bugün NOW'da”
— NOW Spor (@nowsportr) September 7, 2025
(Gülerek) pic.twitter.com/iPRsIA4HpL
O treinador do Galatasaray comentou ainda o despedimento de José Mourinho do comando técnico do Fenerbahçe, uma saída que se deveu à eliminação aos pés do Benfica no playoff de apuramento para a fase de liga única da Liga dos Campeões.
Na época passada, refira-se, Okan Buruk e José Mourinho não tiveram uma relação muito saudável, ao ponto dos ânimos entre ambos terem subido de tom e de o treinador português apertar o nariz ao timoneiro turco.
"Não foi uma surpresa. Ele queria sair, como se viu na semana anterior. Como treinador, ao veres aquelas declarações [na eliminatória com o Benfica, no Estádio da Luz], vês que ele quer sair, por isso não houve surpresa. Se ele tivesse saído sem aquelas declarações, teria sido uma surpresa", prosseguiu.
"Vencemos o campeonato no ano anterior. Vencemos o Fenerbahçe duas vezes em casa. Essas coisas acontecem no futebol, mas é um treinador importante. Colocarias o nome dele entre os três primeiros como treinador, agora se perguntarmos se é tão bom quanto era ou é tão bem sucedido como antes, vemos que já não. Se fosse, não estaria na Turquia. É um treinador muito importante e tivemo-lo no nosso país. Vencer o campeonato contra ele foi importante para mim", finalizou o treinador turco.
Diogo Costa, recorde-se, contra com uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros e já recebeu uma proposta para assinar um novo contrato. As últimas informações reveladas pela imprensa desportiva internacional davam conta de que o Galatasaray estava na disposição de avançar apenas com 25 milhões de euros pelo titular da seleção nacional.
Leia Também: FC Porto quer 'amarrar' Diogo Costa e já há uma proposta em cima da mesa
Leia Também: Atenção, FC Porto. Galatasaray apresenta proposta formal por Diogo Costa