Procurar

"Dizem que vamos perder tudo, mas queremos pontuar já contra o Sporting"

Luís Mata, jogador português da equipa 'surpresa' da Liga dos Campeões, falou em exclusivo ao Desporto ao Minuto sobre a a sua adaptação ao novo desafio e deixou garantias de que o Kairat Almaty vai a todos os jogos com o objetivo de pontuar.

"Dizem que vamos perder tudo, mas queremos pontuar já contra o Sporting"

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
08/09/2025 06:53 ‧ há 18 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Exclusivo

Quando uma equipa alcança pela primeira vez a qualificação para a fase final de uma competição europeia é sempre especial. Quando essa competição é a Liga dos Campeões e o feito é alcançado por uma equipa do Cazaquistão, o fenómeno ganha outra dimensão, principalmente se a bandeira de Portugal estiver representada.

 

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o português Luís Mata revelou os bastidores da qualificação histórica do Kairat Almaty para a Liga dos Campeões e mostrou-se confiante para os jogos nessa competição.

A estreia do clube cazaque na prova milionária vai ser logo frente a uma equipa lusa, com uma longa viagem até Alvalade para defrontar o Sporting, onde o defesa formado no FC Porto quer surpreender, ainda que reconheça as dificuldades.

O dia em que foi feita história

O Kairat Almaty participou apenas uma vez na sua história nas competições europeias quando chegou à fase de grupos da Liga Conferência em 2021/22, onde ficou no último lugar do grupo H, com dois pontos conquistados entre jogos com o Basileia, o Qarabag e o Omonia.

No entanto, e com dois portugueses no plantel - Jorginho e Luís Mata -, fizeram história neste verão e chegaram à fase de liga da Champions League. O defesa lateral formado no FC Porto não escondeu a emoção ao recordar o momento.

"O dia em que nos qualificámos foi histórico, mas foi antecedido por todo um processo desde a primeira qualificação. Até chegarmos aqui tivemos quatro pré-eliminatórias, porque começámos na primeira ronda e desde início que cada uma delas teve a sua superação", começou por dizer Luís Mata.

"Logo na primeira, com o Ljubliana, começámos fora, empatámos 1-1 e eles foram bem melhores do que nós, mas depois em casa fizemos um jogo fantástico. Na segunda eliminatória, frente ao KuPS, campeão da Finlândia, perdemos 2-0 na primeira mão e demos a volta em nossa casa", continuou.

Dupla portuguesa apurou campeão do Cazaquistão na Champions. Eis a festa

Dupla portuguesa apurou campeão do Cazaquistão na Champions. Eis a festa

Jorginho e Luís Mata foram titulares no apuramento histórico do Kairat para a fase regular da Liga dos Campeões, alcançado no desempate por grandes penalidades, frente ao Celtic, dos lusos Paulo Bernardo e Jota.

Miguel Simões | 08:23 - 27/08/2025

"A partir daí começaram os jogos mesmo complicados, com duas equipas que jogaram Liga dos Campeões na época passada, frente ao Slovan Bratislava e ao Celtic. Contra o Slovan, recebemos o primeiro jogo em casa, algo que ainda não tinha acontecido, e vencemos o jogo. Na segunda mão fomos à Eslováquia e acabámos por ter a estrelinha dos penáltis. Foi nessa eliminatória que nos mostramos a nós mesmos que tínhamos a confiança para conseguir jogar contra qualquer equipa", explicou o jogador de 28 anos.

"O jogo mais importante foi com o Celtic, que todos diziam que era impossível e a verdade é que, depois de empatar 0-0 no Celtic Park nós acreditávamos muito. Mais uma vez fizemos um grande jogo em nossa casa, onde temos feito grandes jogos e, nos penáltis, sorriu mais uma vez para nós. Vivemos isto de uma forma muito intensa. No início sempre com aquele desejo de aqui chegar, mas sempre com aquela dúvida, mas a verdade é que, pela primeira vez na história do clube conseguimos a Liga dos Campeões, sendo que só tinham jogado uma vez na Conference League. Nunca tinham jogado outra competição europeia", atirou.

"A verdade é que tínhamos esse sonho [de chegar à Liga dos Campeões]. Sabíamos que era muito complicado, mas sonhávamos com isso. O nosso objetivo era jogarmos competições europeias, esse era o objetivo do clube, fosse novamente a Conference ou chegar mais longe e ir à Liga Europa ou à Champions", revelou face aos objetivos da turma do Cazaquistão.

"Agora, quando estamos a passar cada eliminatória, vamos começando a acreditar cada vez mais. A partir do momento em que fomos jogar com o Celtic a Liga Europa já estava garantida a história, mas era um jogo que sabíamos que era muito difícil, contra uma equipa que o ano passado seguiu em frente na fase de liga da Champions e só foi eliminado no playoff com o Bayern Munique", relembrou Luís Mata, que revelou a crença inicial.

"Sempre acreditámos, mas se me perguntassem se, há um mês, quando começou se eu acreditava como acreditei antes do jogo do Celtic, óbvio que não. Mas depois, ronda a ronda deu-nos confiança e a verdade é que agora estamos na fase de grupos e já temos uma confiança grande para conseguirmos bons resultados", rematou.

Sorteio gerou reação eufórica

Para uma estreia na Liga dos Campeões, todos os jogos são de grande palco para o Kairat Almaty. As reações ao sorteio por parte do próprio plantel ao sorteio, em direto, acabaram por correr mundo quando descobriram que iriam receber o Real Madrid na sua cidade.

"Confesso que já sabia que iam sair equipas grandes no sorteio, mas quando calhou o Real Madrid, foi uma festa gigante. Afinal de contas é a equipa com mais história na Liga dos Campeões, mas até mesmo com o Arsenal foi uma festa grande", adiantou o defesa esquerdo dos cazaques.

"Com o Sporting também foi especial, principalmente o Jorginho, que é sportinguista. Fizemos uma grande festa e eu queria jogar contra o Benfica ou contra o Sporting, queria ir a Portugal. A verdade é que a minha estreia numa fase final da Champions vai ser em Portugal e vai ser especial para mim", realçou, naquele que será um regresso esperado a Portugal.

'Loucura'. Kairat defronta Real Madrid na Champions e plantel reage assim

'Loucura'. Kairat defronta Real Madrid na Champions e plantel reage assim

Campeão do Cazaquistão, onde estão os portugueses Luís Mata e Jorginho, garantiu uma inédita qualificação para a fase regular da Liga dos Campeões, onde não só defrontará o Sporting, como o poderoso Real Madrid.

Miguel Simões | 18:52 - 29/08/2025

"Claro que preferia muito mais que fosse o FC Porto, que foi onde eu passei grande parte da minha carreira. Mas vai ser especial porque vou ter lá a minha família a assistir. Vamos ter que disfrutar cada jogo e conseguir ser uma equipa que desafie as expectativas. Todos pensam que o Kairat chegou até aqui para perder os jogos todos, mas sinceramente a nossa confiança é de que vamos fazer vários pontos e já a começar pelo jogo do Sporting, que sabemos que vai ser difícil. O Sporting em casa é fortíssimo, mas vamos disputar o jogo para fazer pontos", adiantou com confiança.

"[Fortaleza em casa?] Acho que sim, nós sentimo-nos muito confortáveis a jogar em casa. Temos um relvado com muita qualidade, não é como muitas equipas mais pequenas tentam dificultar o adversário pelo relvado... É precisamente o contrário, temos um estádio com muita qualidade e a nossa estreia em casa vai mesmo ser contra o Real Madrid e, sinceramente, acredito mesmo que vai ser um dia histórico para o Kairat. Vai ser complicadíssimo, acho que não havia adversário mais complicado. Se fosse mais para a frente, o Real Madrid poderia já estar qualificado e podia ser diferente, mas assim, na segunda jornada, vão querer jogar na máxima força", garantiu.

"No jogo com o Sporting vamos ter de fazer a maior viagem da história da Liga dos Campeões. Acho que são quase sete mil quilómetros. É um recorde, mas para nós, como muitos vão fazer a sua estreia numa fase final da Champions, nem pensamos nas horas de viagem. Quando entramos em campo, a viagem é um pormenor. Óbvio que cansativa, mas do nosso lado, vai ser algo para desfrutarmos da competição", concluiu.

Atenção, Sporting: Kairat Almaty vence com golo português

Atenção, Sporting: Kairat Almaty vence com golo português

O Kairat Almaty, primeiro adversário do Sporting na Liga dos Campeões de futebol, venceu hoje o Okzhetpes, por 1-0, com um golo do avançado luso Jorginho, no desafio que encerrou a 22.ª jornada da I Liga do Cazaquistão.

Lusa | 14:12 - 31/08/2025

De colegas no Cazaquistão... a 'rivais' na I Liga

Jorginho e Luís Mata estão juntos no Cazaquistão a representar a bandeira portuguesa na equipa do Kairat Almaty, mas não ficaram desligados do Clássico da quarta jornada entre Sporting e FC Porto, com o avançado a ser um adepto dos leões e o defesa esquerdo portista assumido, que admite ter gostado do resultado.

"Consegui ver o jogo, sou portista, como toda a minha história o diz. Depois de dois anos difíceis do FC Porto, foi muito bom ver a equipa a conseguir ganhar ao Sporting e a começar muito bem, que este ano. O FC Porto está a jogar um futebol fantástico e espero que continue assim, porque seria muito importante sermos campeões nacionais", referiu, com esperança para o futuro.

"[Picardias com o Jorginho pelo resultado?] Não, nós nesse aspeto não vemos o jogo juntos, é cada um no seu canto, e depois é só aquela picardia normal, mas nada do outro mundo. Apenas uma picardia com respeito [risos]", brincou Luís Mata.

Adaptação à nova vida no Cazaquistão

A adaptação de um jogador a um novo clube no mesmo país já é sempre um processo por si só, mas agora imagine-se o que acontece quando a mudança é feita para mais de 5700 quilómetros de distância. Foi o que aconteceu ao defesa esquerdo português quando se mudou da cidade de Lubin, na Polónia, para Almaty, no Cazaquistão.

"Já estou aqui há mais ou menos seis meses, adaptei-me muito bem ao país. Vários jornalistas espanhóis já me perguntaram como é aqui em Almaty, porque estão muito curiosos sobre o que o Real Madrid vai encontrar. Em relação ao clube, as condições são muito boas. Estive no FC Porto e fiz a minha formação lá posso dizer que não vejo diferença absolutamente nenhuma nos centros de treinos. Até diria que em alguns aspetos é melhor, temos todas as condições". 

"Desde os campos, de hotéis para os jogadores ficarem, no que toca à recuperação, temos piscinas, saunas, um bom ginásio... A verdade é que o presidente do clube fez um investimento muito grande nos últimos anos e não nos falta nada, enquanto que  outras equipas do Cazaquistão, a realidade é completamente diferente", destacou. 

"Na cidade de Almaty posso dizer que aquilo que mais sinto falta é mesmo da comida de Portugal, porque no resto, a cidade é muito moderna, que tem um desenvolvimento muito grande e que eu não estava à espera quando cheguei ao Cazaquistão, sinceramente. Surpreendeu-me muito e é muito parecida a uma grande cidade europeia em termos de qualidade de vida", adiantou.

"Estou aqui com o meu filho e com a minha mulher, por isso a adaptação acabou por ser mais fácil. Há muita natureza e a cidade é rodeada de montanhas lindíssimas. O que custa mais é a alimentação, mas nem é tanto, dá para comer as coisas básicas: arroz, massa, carne... Mas claro que a comida portuguesa dá muitas saudades, e a minha mulher sendo do Brasil sofre mesma coisa", confessou.

O atleta português ainda disse que outra das grandes dificuldades que passa é com a distância da sua família. Os pais de Luís estão em Portugal e a viagem de avião é muito longa, algo que não era um problema de maior quando jogava na Polónia. No entanto, o ala esquerdo da defesa adaptou-se bem, uma vez que tanto o clube como a cidade deram todas as condições para ter uma vida tranquila.

"O que vou comer quando chegar a Portugal? Chegamos dois dias antes do jogo com o Sporting e vou ter que dar uma escapadela do hotel para ir comer um bacalhau com natas a sério, e ficar pronto para o jogo. E também um café, eu tenho aqui a minha máquina, que levo para todo o lado, mas não há nada como um bom café português [risos]", admitiu.

O Kairat Almaty de Luís Mata vai visitar o Estádio de José Alvalade no próximo dia 17 de setembro, pelas 20h00, naquela que será a estreia do clube (e de Luís) na fase de liga única da Liga dos Campeões, que poderá acompanhar, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Portugueses ajudam Kairat e Pafos a chegarem à fase regular da Champions

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si