Procurar

Portugueses ajudam Kairat e Pafos a chegarem à fase regular da Champions

Luís Mata e Jorginho alinharam de início no conjunto cazaque que eliminou o Celtic, de Paulo Bernardo. Pêpê foi decisivo na equipa cipriota, que deixou o Estrela Vermelha, com Matheus, ex-Sp. Braga na baliza, pelo caminho.

Portugueses ajudam Kairat e Pafos a chegarem à fase regular da Champions

© Getty Images

Luis Júnior
26/08/2025 21:58 ‧ há 4 horas por Luis Júnior

26 de agosto de 2025. Este é o dia que Kairat Almaty e Pafos não vão esquecer na sua história, após terem chegado pela primeira vez à fase regular da Liga dos Campeões.

 

O Kairat, com os lusos Luís Mata e Jorginho no onze inicial, recebeu o Celtic, tido então como favorito na eliminatória. No entanto, o nulo persistiu ao longo de 180 minutos, originando, posteriormente, tempo extra e a marcação de grandes penalidades.

A formação escocesa deixou Paulo Bernardo, ex-Benfica, no banco de suplentes e o médio viu a sua equipa a desperdiçar três grandes penalidades, contra apenas uma dos cazaques.

A festa no relvado foi tanta e Luís Mata, formado no FC Porto, e Jorginho, ex-Pevidém, não esconderam a emoção, com várias lágrimas pelo rosto.

No Chipre, o Pafos fez alinhar Pêpê Rodrigues no onze titular frente ao Estrela Vermelha, campeão da Taça dos Campeões Europeus, antes de dar o nome à atual Liga dos Campeões. A emoção também não faltou. Em desvantagem na eliminatória (0-1), a equipa sérvia reentrou na discussão pelo apuramento na segunda parte, aos 60', com o golo do médio Mirko Ivanic, num lance fortuito, com a bola a embater no defesa contrário acabando por trair o o guarda-redes Michail.

A glória cipriota apareceu aos 89', com Pêpê Rodrigues a ser decisivo na partida. O médio luso, formado no Benfica, com passagens no Vitória SC e Famalicão, tirou um cruzamento para Jaja, ex-Casa Pia, que colocou a bola junto ao ângulo superior da baliza defendida por Matheus, ex-Sporting de Braga.

Nos últimos anos, o Pafos, também com o luso Domingos Quina no plantel, viveu uma história de sucesso. Venceu a Taça do seu país em 2023/2024 e no ano seguinte sagrou-se campeão nacional. Agora, vai disputar a Liga dos Campeões, podendo ser, à semelhança do Kairat Almaty e do também estreante Bodo/Glimt, da Noruega, um dos adversários do bicampeão Sporting na fase regular.

O Benfica, refira-se, vai tentar juntar-se, esta quarta-feira, aos leões. Para tal acontecer, as águias, comandadas por Bruno Lage, terão de eliminar os turcos do  Fenerbahçe, de José Mourinho, no Estádio da Luz. Na primeira mão do playoff, as duas equipas não saíram do nulo.

Na antecâmara da partida, Hamdi Akin, vice-presidente do Fenerbahçe, não poupou nas palavras. "Tudo pode acontecer, mas podemos passar a eliminatória muito facilmente. Já viram o Benfica aqui [em Istambul], não é uma grande equipa. Vai ser um jogo muito equilibrado, seria muito, muito bom eliminarmos o Benfica. Tivemos um bom arranque de temporada e os adeptos estão entusiasmados", garantiu o dirigente. 

Em conferência de imprensa, José Mourinho disse que não conhecia tal pessoa, não alimentando mais a afirmação polémica.

Leia Também: "Consegui coisas muito mais importantes e difíceis, quase impossíveis..."

Leia Também: Mourinho 'top', Akturkoglu feliz e muitos milhões. O que disse Bruno Lage

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si