O Benfica arrancou a nova edição do campeonato nacional de andebol, este sábado, com uma vitória expressiva diante do Belenenses, por 37-25, juntando-se, assim, aos líderes Sporting, Artística de Avanca e Póvoa AC.
Num início de jogo avassalador, as águias chegaram mesmo a 'cavar' uma diferença de seis golos em resposta, até que a vantagem subiu até ao número nove, quando o marcador assinalava 11-2 no Pavilhão da Luz.
Foi então que o conjunto de Belém procurou reagir, embora com alguma intermitência, uma vez que ao intervalo a desvantagem fixava-se nos sete golos, fruto do 19-12 que se registava no fim do primeiro tempo.
A verdade é que a segunda parte não teve uma história assim tão diferente. O Belenenses marcou mais um golo do que na primeira metade, enquanto o Benfica apontou menos um. Feitas as contas, o 18-13 protagonizado nesse período culminou no 37-25 final.
As quase quatro dezenas de tentos apontados pelas águias foram 'divididos' por 11 andebolistas, sendo que Miguel Sáncheza afirmou-se como o melhor marcador da equipa, com seis tentos certeiros no encontro, à frente de Bélone Moreira e Mikita Vailupau, ambos com 5., num encontro em que foi prestada uma homenagem às vítimas do acidente do Elevador da Glória, em Lisboa, na passada quarta-feira.
Desta forma, o Benfica passa a dividir o topo da tabela com Sporting, Artística de Avanca e Póvoa AC, com três pontos, sendo que ainda faltam disputar os jogos entre Águas Santas e FC Gaia, marcado para esta quarta-feira, bem como o duelo que irá colocar ABC e FC Porto frente a frente, no próximo dia 17 de setembro.
Eis o discurso de Jota González
Instantes depois do encontro, Jota González, treinador do andebol do Benfica, analisou a forma como a sua equipa se comportou na estreia no campeonato, aplaudindo especialmente o arranque avassalador na partida.
"Começámos muito intensos, tanto na defesa como no ataque. A baliza com o Gustavo [Capdeville] funcionou muito bem e isso deu-nos opções de saída rápida. Chegámos ao 11-2 e, nessa altura, quebrámos um pouco o jogo, embora depois tenha havido um momento em que eles se aproximaram a quatro golos. Voltámos a jogar melhor após o time out e, no final, ganhámos um jogo que era importante, porque o primeiro jogo do campeonato é sempre um pouco perigoso", começou por dizer.
"Estamos a ver alguns resultados estranhos em diferentes ligas de diferentes países. Jogámos com diferentes jogadores em diferentes posições. Alguns jogadores entraram para jogar um pouco neste jogo devido a lesões e notou-se que ainda não estão em forma. Tivemos muitas lesões na pré-temporada que nos afetaram um pouco no ritmo, mas, no geral, temos mais ou menos uma ideia do que queremos", rematou o técnico.
Leia Também: Sporting arranca luta pelo 'tri' a sorrir... antes de dérbi com Benfica