O Sporting arrancou a luta pelo tricampeonato de andebol, esta quarta-feira, ao vencer o Marítimo (29-36), na deslocação até à Madeira, precisamente antes do dérbi frente ao Benfica, agendado já para a próxima jornada, a segunda da prova.
Com André Kristensen, Mamadou Gassama, Kiko Costa, Christian Moga, Salvador Salvador, Víctor Romero e Natán Suárez no sete inicial de Ricardo Costa, os leões até entraram a perder, mas não tardaram em saltar para a frente do marcador, de onde nunca mais saíram.
Ao intervalo, os bicampeões nacionais venciam por três golos de diferença (15-18), sendo que Kiko Costa era o jogador em maior evidência, com seis golos apontados, ou seja, um terço daquilo que havia festejado a sua equipa até então.
A diferença foi crescendo ao longo do segundo tempo (14-18) e tal cenário viria a contribuir para o 29-36 final, num encontro em que Kiko Costa registou dez golos, seguindo-se Salvador Salvador, com sete, do lado da turma de Alvalade.
Desta forma, o Sporting entrou no campeonato com o carimbo da conquista dos primeiros três pontoa, no jogo de abertura da prova, sendo que, ainda esta jornada, o Benfica recebe o Belenenses no sábado, a partir das 17 horas (horário de Portugal Continental), enquanto o FC Porto visita o reduto do ABC apenas no próximo dia 17 de setembro, pelas 21 horas.
No que ao calendário do Sporting diz respeito, segue-se um duelo frente ao CS Dinamo Bucuresti, na Roménia, daqui a precisamente uma semana, no arranque das decisões da Liga dos Campeões de andebol, a partir das 17h45. Três dias depois, há um regresso ao campeonato e logo com uma receção ao rival Benfica, no Pavilhão João Rocha, a partir das 18h30.
O discurso de Ricardo Costa
Instantes após o triunfo na Madeira, esta quarta-feira, Ricardo Costa aplaudiu o esforço da sua equipa na luta pelo sonho do tricampeonato.
"A equipa estava, hoje, com menos energia. Termos jogado no fim de semana [Supertaça Ibérica] com duas viagens pelo meio e, para além disso, é o início do campeonato, que é sempre complicado e ainda para mais jogando em casa do Marítimo. Estou satisfeito com a vitória, controlámos do início ao fim. Podíamos ter ganho por mais, mas foi um bom jogo. O Marítimo jogou praticamente todo o encontro em 7x6 e temos de nos adaptar a essa circunstância especial. São três pontos importantes", começou por dizer, em declarações ao Jornal Sporting.
"Não tendo o Edy Silva e ficando sem o Christian Moga [que viu cartão vermelho], o Víctor [Romero] teve muitos minutos acumulados. Tivemos de jogar com o Salvador Salvador a pivô e fomos encontrando as soluções. o Emil Berlin também teve um pequeno toque e não jogou", acrescentou de seguida.
"São muitos jogos em poucos dias e temos uma semana para nos prepararmos. É uma deslocação difícil e sabemos bem o que é jogar em Bucareste, onde não vencemos no ano passado. Conhecemos a equipa do CS Dinamo București, sabemos que estão bem e que ganharam a Supertaça da Roménia. Temos de procurar fazer um grande jogo para iniciar a Liga dos Campeões da melhor forma", concluiu.
Leia Também: FC Porto avança com queixa e Sporting arrisca jogo(s) à porta fechada