A seleção da Alemanha está a passar uma crise interna depois de mais uma derrota, desta feita no encontro desta quinta-feira, a contar para a fase de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026, ao perder frente à Eslováquia, por 2-0. Julian Nagelsmann não ficou nada convencido com o encontro e pediu mais atitude à equipa.
"Não estamos numa posição em que podemos vir aqui e jogarmos a 80%, isso não é possível. Se não tivermos atitude, podemos fechar o livro, que a qualidade do futebol não importa. Não vou criticar nada nem ninguém na televisão, vamos resolver isso internamente e já temos muito que falar", começou por dizer após a partida.
"Podemos começar por coisas muito simples como o lado emocional: o adversário foi muito superior do primeiro ao último minuto. Com mais emoção, os adversários também trouxeram mais futebol para o campo. Não tenho exxplicação para isto", refletiu o selecionador.
"Em geral, todos deviam ter percebido que queremos ir ao Campeonato do Mundo e desempenhar um bom papel. Hoje estivemos muito longe de tudo. Com exceção do início da segunda parte, o resto foi muito escuro", continuou.
"Não quero ouvir mais nada sobre qualidade. Para mim, é suficiente que tenhamos o aspeto emocional. Talvez tenhamos de nos concentrar menos na qualidade e mais nos jogadores que dão tudo por tudo", confessou.
Joshua Kimmich também foi crítico
"Não tivemos coragem em nenhum momento da partida. Falhámos muito mesmo. Neste momento, não vale a pena falar de táticas, é uma questão de atitude. Não devíamos mandar-nos abaixo agora, mas obviamente quue sabemos que foi um jogo muito, mas mesmo muito mau", refletiu o jogador do Bayern Munique.
"Falámos muito acerca do Campeonato do Mundo e de tentar vencer o troféu, mas se continuarmos a jogar desta forma, nós nem sequer nos vamos qualificar", concluiu o capitão da equipa germânica.
Depois da primeira jornada da fase de qualificação para o Mundial de 2026, que será organizado pelos Estados Unidos da América, Canadá e México, os alemães encontram-se no útlimo lugar do grupo A devido ao facto de o Luxemburgo ter perdido por 3-1, e os golos marcados serem um dos fatores de desempate nesta prova.
Julian Nagelsmann e a sua seleção terão mais cinco jogos para reverter e resolver esta situação de crise interna se quiserem estar na fase final de um Campeonato do Mundo que terá 48 seleções de todo o planeta.
O primeiro será já frente à Irlanda do Norte, num jogo que se disputará em solo alemão, no estádio Rhein Energie, na cidade de Colónia.
De recordar que a Alemanha não vence qualquer jogo oficial desde que derrotou a Itália na primeira mão dos quartos de final da Liga das Nações, por 2-1, no passado mês de março. Desde então, surgiu um empate, logo na segunda mão dessa eliminatória, seguido de três derrotas. A primeira frente a Portugal, nas meias finais dessa competição, a segunda frente à França no jogo de terceiro e quarto lugar da prova e, agora, frente à Eslováquia.
Leia Também: Já há data e local para o sorteio da fase final do Mundial'2026