A Turquia entrou, esta quinta-feira, com o pé direito na fase de qualificação para o Mundial'2026, ao vencer, por 3-2, no terreno da Geórgia, num jogo que contou com caras bem conhecidas dos portugueses.
Os locais contaram com o contributo de Giorgi Kochorashvili a tempo inteiro. A nível individual, o médio do Sporting foi das poucas notas positivas no encontro, resolvido pelo ex-benfiquista Karem Akturkoglu, com dois golos apontados.
Foi o primeiro jogo do extremo, após a sua saída do Benfica para o Fenerbahçe, a troco de 22 milhões e meio de euros fixos. O negócio poderá chegar aos 25 milhões, caso determinados objetivos sejam alcançados.
O marcador cedo funcionou. Aos 3', Arda Guler, maestro do meio-campo do Real Madrid, bateu um pontapé de canto, ao qual o defesa-central Muldur, correspondeu com uma grande cabeçada para o fundo das redes, sem hipóteses para o guarda-redes local, Giorgi Mamardashvili, suplente de Alisson no Liverpool.
Perto do intervalo, aos 41', a Turquia dilatou a vantagem, com Akturkoglu a ser mais astuto dentro da área, com uma finalização rasteira junto ao poste.
O início da etapa complementar reservou a entrada de Kokçu em campo. Recorde-se que o médio encontra-se cedido pelo Benfica ao Besiktas, com cláusula de compra obrigatória de 25 milhões de euros, acrescida de cinco milhões por objetivos.
No entanto, foi Akturkoglu o herói da partida. Aos 52', o camisola 7, apelidado de "Harry Potter", deixou Giorgi Mamardashvili pregado ao relvado, com mais um remate colocado cheio de intenção.
A Geórgia reagiu aos 63', com o golo de Davitashvili, no sítio certo, após a bola ter sido devolvida pelo poste. A partida ganhou emoção, após o vermelho direto admoestado a Yilmaz, que teve uma entrada grosseira numa perna do oponente.
Com mais um homem em campo, os locais forçaram um segundo golo, que apareceu já em tempo de compensação, aos 90'+8, pela estrela da companhia: Kvaratskhelia. O extremo do PSG apontou o 2-3, mas o tempo jogou a favor dos turcos, que conquistaram um suado triunfo.
A Turquia lidera o Grupo E, com três pontos e fica à espera do Bulgária-Espanha, esta quinta-feira, pelas 19h45 (horário de Portugal Continental). Os espanhóis, recorde-se, são os atuais campeões europeus e vice-campeões da Liga das Nações, após derrota, nas grandes penalidades, frente a Portugal.
Na próxima jornada do agrupamento, este domingo, a Turquia irá receber a Espanha. Os primeiros classificados de cada agrupamento têm vaga direta para o Mundial'2026, que será organizado pelos Estados Unidos da América, México e Canadá.
Leia Também: Já há árbitro para o Arménia-Portugal (e o histórico não é sorridente)
Leia Também: Cabo Verde cimenta liderança rumo ao Mundial. Angola complica apuramento