O Vitesse foi hoje autorizado a ser admitido no segundo escalão dos Países Baixos, após vencer em tribunal um recurso contra a Real Federação Neerlandeses de Futebol (KNVB), que tinha revogado a licença profissional do clube.
"O tribunal de apelação de Arnhem-Leeuwarden decidiu que a revogação da licença do Vitesse está suspensa e que a KNVB deve admitir o clube no futebol profissional. Essa suspensão significa que o Vitesse pode iniciar a temporada na segunda divisão", anunciou o clube, em comunicado.
Em 2023/24, o Vitesse tinha sido penalizado em 18 pontos por não cumprir os requisitos de licenciamento e foi despromovido ao segundo escalão, na 18.ª e última posição, com apenas seis pontos, encerrando uma passagem de 35 anos consecutivos pela Eredivisie.
O emblema de Arnhem voltou a descer na temporada passada, quando foi 20.º e último classificado da Eerste Divisie, com 17 pontos, após ter recebido uma dedução adicional de 39 pontos - 12 dos quais transitam para 2025/26 -, com a KNVB a revogar a sua licença profissional em junho, por irregularidades financeiras relacionadas com o ex-investidor Coley Parry.
O Vitesse recorreu da decisão e, já depois de ter anunciado que só iria competir esta época nos escalões jovens, viu o tribunal dar provimento à sua contestação, para satisfação dos adeptos, que festejaram nas ruas a devolução provisória do estatuto de profissional.
"Esta decisão traz-nos alívio e perspetiva. Estamos entusiasmados que o tribunal reconheça a gravidade da situação e tenha suspendido as decisões. Continuamos totalmente comprometidos com o futuro do Vitesse. Agora, precisamos de iniciar as discussões com a KNVB para garantir que o Vitesse e as partes interessadas tomem as decisões corretas", disse Michel Schaay, presidente da Sterkhouders, que lidera o clube.
A KNVB está surpreendida com a decisão e vai aguardar a fundamentação detalhada do tribunal para avaliar os próximos passos e analisar as consequências para o sistema de licenciamento do futebol profissional neerlandês e para a estrutura dos campeonatos.
A Eerste Divisie está a ser disputada por 19 clubes, ao contrário dos habituais 20, e tem quatro jornadas realizadas, à exceção dos jogos que envolvem o Vitesse, vencedor do escalão secundário em 1976/77 e 1988/89 e da Taça dos Países Baixos em 2016/17.
"O Vitesse agradece a todos os adeptos, parceiros e partes interessadas pelo apoio incondicional. Esta decisão é um passo coletivo em frente, mas a jornada rumo ao futuro ainda não terminou", notou um dos clubes neerlandeses mais antigos, fundado em 1892.
As decisões da KNVB estão suspensas até ao julgamento final e o Vitesse, detentor de 10 presenças na Liga Europa e uma na Liga Conferência, pretende reunir com o organismo regulador do futebol local para discutir os efeitos da deliberação do tribunal de apelação.
Leia Também: Atenção, Benfica: Avançado Kasper Dolberg regressa ao Ajax