A primeira pausa internacional da época 2025/26 provocou, uma vez mais, uma autêntica razia nos plantéis de Benfica, Sporting e FC Porto, com os respetivos técnicos a estarem muito condicionados na preparação para o ciclo exigente que se avizinha.
Além dos jogos para o campeonato, as equipas irão entrar em cena nas competições europeias. Refira-se que Benfica e Sporting estarão presentes na fase de liga da Liga dos Campeões, ao passo que o FC Porto irá competir na fase de liga da Liga Europa, assim como o Sporting de Braga.
No entanto, são os ditos três grandes do futebol nacional que apresentam maior número de ausências devidos aos jogadores envolvidos, na sua grande maioria, nos compromissos das seleções para a fase de qualificação para o Mundial'2026, organizado pelos Estados Unidos da América, México e Canáda, e não só.
Seixal 'reduzido' a oito jogadores
O regresso ao trabalho do Benfica contou com apenas oito atletas disponíveis nas instalações do Benfica Campus: Samuel Soares, Tomás Araújo, Enzo Barrenechea, Diogo Prioste, Gianluca Prestianni, Fredrik Aursnes, que renunciou à Noruega em março de 2024, Henrique Araújo e o mais recente reforço Lukebakio, sujeito a avaliações físicas. Neste período de datas FIFA, as águias cederam 18 jogadores às respetivas seleções nacionais.
Deste lote de atletas referido, o médio Diogo Prioste é o único que não entrou ainda na rotatividade promovida pelo Bruno Lage. O espaço de intervenção do jogador, de 21 anos, é reduzido dada a concorrência no seu setor.
Bruma, Nuno Félix, Bah e Manu Silva continuam entregues ao departamento médico em tratamento das respetivas leões.
Rui Borges recorre à formação para colmatar ausências
Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, Rui Borges orientou, na passada quarta-feira, a primeira sessão, após a derrota (1-2) no Clássico, frente ao FC Porto, na 4.ª jornada da I Liga.
Face à ida de 14 atletas- metade são portugueses-, o técnico leonino foi forçado a recorrer à meia dúzia de jovens da equipa B para compor o restante grupo de trabalho. Rafael Besugo, Samuel Justo, Bruno Ramos, Lucas Anjos, Rafael Nel e Rodrigo Dias têm sido figuras nos leões na II Liga e espreitam uma oportunidade no plantel principal.
Nuno Santos, Daniel Bragança, Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita permanecem no boletim clínico verde e branco, entregues à Unidade de Performance.
Olival em 'descanso' até sexta-feira
Na sequência da vitória (2-1) no Clássico, sobre o Sporting, Francesco Farioli concedeu cinco dias de folga ao plantel, sendo que o regresso ao trabalho irá efetuar-se esta sexta-feira à tarde no Centro de treinos do Olival, em Gaia.
O técnico italiano irá ficar privado de uma dezena de atletas (Diogo Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Victor Froholdt, Deniz Gül, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Pablo Rosário, Dominik Prpic, Rodrigo Mora) e, por isso, também deverá chamar alguns jovens da equipa B, com destaque para o lateral Pedro Lima, proveniente do Wolverhampton a título de empréstimo.
Leia Também: Mercado de transferências de futebol com recorde na janela de verão