A seleção de Omã de futebol, treinada pelo português Carlos Queiroz, manteve-se hoje invicta na primeira fase da Taça da Ásia Central, ao vencer o Quirguistão (2-1), em Tashkent, em encontro da segunda jornada do Grupo A.
Três dias depois da estreia com o antigo selecionador luso, na qual empataram frente ao coanfitrião Uzbequistão (1-1), já apurado de forma inédita para o Mundial2026, os omanis estiveram a perder desde os 24 minutos, com um golo de Tamirlan Kozubayev, mas operaram a reviravolta em tempo de compensação, pelo suplente Issam Al Sabhi, aos 90+1 e 90+5.
Numa 'poule' em que o vencedor ruma à final e o segundo classificado acede ao jogo de atribuição da medalha de bronze, a Omã partirá para a terceira e última jornada no topo, com os mesmos quatro pontos e igual diferença de golos do Uzbequistão, que venceu o Turquemenistão (2-1), próximo adversário da seleção de Carlos Queiroz, na sexta-feira, em Tashkent.
Os omanis foram convidados para participar na segunda edição da Taça da Ásia Central, que começou na sexta-feira e decorre até segunda-feira, reunindo oito países, entre os quais o Irão, campeão em 2023, numa organização conjunta de Tajiquistão e Uzbequistão.
Terceira classificada há dois anos, a Omã está a preparar-se para a quarta fase asiática de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, na qual vai enfrentar Qatar e Emirados Árabes Unidos, em 08 e 11 de outubro, em Doha, nas duas rondas do Grupo A.
Os vencedores das duas 'poules' apuram-se diretamente, ao passo que os segundos classificados medirão forças a duas mãos em novembro para definir o representante asiático no play-off intercontinental.
Qatar e Emirados Árabes Unidos foram duas das sete seleções orientadas anteriormente por Carlos Queiroz, que foi contratado em julho para tentar levar os omanis pela primeira vez ao Mundial, no qual já orientou Portugal (2010) e Irão (2014, 2018 e 2022) - não qualificou os iranianos há três anos, mas levou a África do Sul à edição de 2002, sem estar na respetiva fase final.
O ex-selecionador nacional, entre 1991 e 1993 e de 2008 a 2010, pode alcançar um feito único no futebol, superando os quatro apuramentos para as fases finais da principal prova planetária de seleções conseguidos pelo inglês Walter Winterbottom e pelo uruguaio Óscar Tabárez.
A 23.ª edição do Mundial decorre entre 11 de junho e 19 de julho de 2026 e contará pela primeira vez com 48 seleções participantes, numa inédita organização tripartida entre Estados Unidos, México e Canadá, todos automaticamente qualificados como anfitriões.
Leia Também: "Nada nos pode separar. Por ti, Diogo Jota". FPF toca no coração do povo