O Vitória de Guimarães recebeu oito milhões de euros (ME) por cinco futebolistas e desembolsou 4,1 ME nas aquisições de outros tantos, informou hoje o clube da I Liga no sítio oficial na Internet.
Depois de arrecadar 17,15 ME no verão de 2023 e 10,8 ME em período equivalente de 2024, o clube vimaranense assegurou receitas extraordinárias com as transferências dos defesas centrais Filipe Relvas e Borevkovic, do médio Tomás Händel e dos avançados José Bica e Chucho Ramírez.
A transferência de Filipe Relvas para os gregos do AEK Atenas, realizada por 3,25 ME, mais 250 mil euros associados ao cumprimento de objetivos, com a reserva de 10% de mais-valias de um futuro negócio associado ao futebolista, foi a mais avultada dos vimaranenses na mais recente 'janela' de transferências.
Já o médio Tomás Händel, oficializado hoje como reforço do Estrela Vermelha, rumou à Sérvia numa venda de 3,1 ME fixos, que envolve ainda 1,4 ME variáveis, associados ao cumprimento de objetivos, e a reserva de uma mais-valia de 20% numa futura transferência do futebolista, de 24 anos.
Borevkovic, de 28 anos, rumou aos turcos do Samsunspor por 750 mil euros, num negócio que envolve ainda 375 mil euros variáveis e a reserva de 15% de mais-valias, Chucho Ramírez regressou ao Nacional, num acordo que envolveu o pagamento de 600 mil euros por 50% do passe, e José Bica reforçou o Leixões por 300 mil euros, com os vitorianos a reservarem 50% das mais-valias de uma futura transferência.
Quanto a aquisições, depois de ter investido dois ME no verão de 2023 e 1,85 ME no verão transato, o Vitória elevou o montante aplicado em contratações, com realce para o extremo espanhol Fabio Blanco, de 21 anos, contratado ao Marítimo por 1,2 ME por 60% dos direitos económicos, com a possibilidade de aquisição de mais 30% por 600 mil.
Os vitorianos garantiram ainda o médio Mitrovic, ex-Zeleznicar Pancevo, por 870 mil euros, referentes à totalidade do passe, com o clube sérvio a reservar 10% da mais-valia de uma futura transferência, o avançado Alioune Ndoye, ex-Valmiera, da Letónia, por 700 mil, referentes a 80% do passe, e o guarda-redes colombiano Juan Castillo, ex-Fortaleza da Colômbia, garantido por 700 mil euros para 70% do passe, com a hipótese de aquisição de mais 15% por 300 mil.
O Vitória investiu ainda na contratação do defesa central Thiago Baleiro ao Leixões, da II Liga portuguesa, por 600 mil euros por 50% do passe, com a hipótese de compra de mais 30% por outros 600 mil.
O lateral direito Tony Strata, os defesas centrais Miguel Nóbrega e Rodrigo Abascal, o lateral esquerdo Lebedenko e o extremo Oumar Camara reforçaram os vimaranenses a custo zero.
Leia Também: João Veloso rende o lesionado Dário Essugo na seleção portuguesa sub-21