Jakub Piotr Kiwior é reforço do FC Porto, anunciou, esta segunda-feira, o clube na sua página oficial, no último dia do mercado de transferências.
"O FC Porto chegou a acordo com o Arsenal Football Club para a cedência, a título de empréstimo válido até 30 de junho de 2026, dos direitos de inscrição desportiva de Jakub Kiwior pelo valor total de 2 milhões de euros. O acordo inclui a opção de transferência a título definitivo dos direitos de inscrição desportiva e de 100% dos direitos económicos do jogador pelo valor fixo de 17 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável máxima de 5 cinco milhões de euros em função do cumprimento de certos objetivos. Esta opção poderá ser exercida pelo FC Porto ou pelo Arsenal. O Arsenal irá reter também um valor fixo de 2 milhões de euros numa potencial futura transferência do jogador. O Arsenal assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que esta transferência não contou com qualquer intervenção de intermediação", detalhou o emblema português à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O FC Porto fez questão de apresentar o novo jogador aos adeptos: "As boas exibições nas competições nacionais e europeias abriram-lhe a porta dos principais campeonatos do Velho Continente e Jakub Kiwior acrescentou outro carimbo ao passaporte com a mudança para Itália. Sob o comando de Thiago Motta no Spezia, o central começou por jogar como médio e só regressou à posição natural após a chegada de Luca Gotti. O tão desejado convite britânico surgiu em janeiro de 2023, numa altura em que o polivalente atleta de 1,89 metros se assumia como uma das revelações da Serie A italiana. Chegado ao Arsenal, o polaco encontrou concorrência de peso, mas nunca se deixou intimidar e realizou 68 jogos em duas épocas e meia ao serviço dos londrinos. 24 desses encontros foram na Liga dos Campeões e quatro deles permanecem frescos na memória dos adeptos que acompanharam a última edição da prova: sempre com Jakub Kiwior de início no eixo da defesa, o Arsenal bateu o Real Madrid nas duas mãos dos quartos de final e só caiu nas “meias” frente ao PSG, o futuro Campeão Europeu. Habitué nas convocatórias da Polónia, o novo número 4 do FC Porto já representou o país natal em 35 ocasiões - 27 delas ao lado de Jan Bednarek no Mundial do Catar, no Europeu de 2024, na Liga das Nações e em vários outros jogos de preparação e qualificação para os grandes torneios de seleções."
Jakub Piotr Kiwior já fala de dragão ao peito
"É incrível para mim. Estava muito ansioso para chegar aqui e descobrir tudo sobre o clube. Esta não é a melhor das alturas, porque estamos na pausa para os compromissos de seleções e tenho de esperar mais uma semana para conhecer os adeptos e perceber como é o ambiente. O FC Porto é um grande clube, tem jogadores muito bons e no campo vamos entender-nos porque no futebol todos falam o mesmo idioma. Todos queremos jogar futebol", começou por dizer o jogador, confessando que esteve atento à equipa liderada por Francesco Farioli.
"Tivemos uma curta conversa, mas um momento muito bom. Vi todos os jogos do FC Porto, fiquei impressionado com os adeptos pelo que vi na televisão e estou ansioso para sentir o apoio deles no Estádio.”
Por fim, o novo camisola 4 dos dragões deixou uma mensagem aos adeptos: "Estou aqui para lutarmos juntos pelo FC Porto."
Leia Também: EM DIRETO: Mercado fecha em Inglaterra. Portugal com menos de 5 horas
Leia Também: Oficial: Benfica ganha vários milhões com a transferência de Akturkoglu
Leia Também: Oficial: Conrad Harder ruma ao Leipzig e rende 'euromilhões' ao Sporting