"A UAE Emirates e o ciclista espanhol Juan Ayuso decidiram, por mútuo acordo, terminar mais cedo o seu contrato, que originalmente iria até 2028. Ayuso vai continuar na equipa até ao final de 2025 depois de uma decisão ter sido tomada devido a diferenças na visão dos planos de desenvolvimento e com o alinhamento com a filosofia desportiva da equipa", lê-se no comunicado da equipa.
Ayuso, de 22 anos, é uma das grandes esperanças do ciclismo espanhol, em especial depois do terceiro lugar na Volta a Espanha de 2022, na sua estreia numa grande Volta, e do quarto no ano seguinte.
Contudo, o espanhol não voltou a terminar uma das provas de três semanas, abandonando o Tour de 2024 e o Giro deste ano, no qual se apresentava como um dos líderes da equipa, como acontece na atual Vuelta, em que dividia a liderança com o português João Almeida, mas acabou por perder muito tempo logo na primeira etapa de montanha, apesar de ganhar a tirada do dia seguinte.
"Juan [Ayuso] sempre foi um talento valioso e estamos gratos pelo que construímos em conjunto. Ao mesmo tempo, o nosso projeto desportivo sempre foi focado na continuidade, harmonia de grupo e construção de uma equipa vencedora. Acreditamos que, no melhor interesse das duas partes, esta decisão é a mais consistente com os valores que definem a nossa organização", referiu o diretor executivo da UAE Emirates, Mauro Gianetti.
Muitas vezes criticado por ser um ciclista individualista e sem preocupações com o coletivo, Ayuso agradeceu "o apoio e as oportunidades" que lhe deu a UAE Emirates, na qual estava desde junho de 2021, conseguindo nesse período cinco triunfos, nos quais se destacam uma etapa no Giro e outra na Vuelta, ambas este ano.
"Tive a oportunidade de crescer e competir juntou aos melhores, e sei que o que aprendi vai ficar para sempre no meu passado profissional. Sinto que agora é altura de seguir um caminho diferente, com o mesmo entusiasmo", afirmou.