Com esperança de manter vivo o sonho dos oitavos de final no Eurobasket, Portugal somou, esta segunda-feira, a terceira derrota consecutiva na competição, desta feita, por 78-62, frente à anfitriã Letónia, em Riga, em encontro da quarta jornada do Grupo A.
Do lado dos letões, o destaque era Kristaps Porzingis, com uma média de 16,7 pontos até então. O poste enfrentou o antigo companheiro de equipa e concorrente direto na posição, nos Boston Celtics, Neemias Queta, a grande figura do lado português.
Para contrariar o teórico favoritismo dos locais, o plano de jogo passava por defender nos limites e duro, sempre com o olho no camisa 6: Kristaps Porzingis, agora nos Atlanta Hawks.
O primeiro quarto foi equilibrado com um parcial de 23-21 a favor da Letónia. No quarto seguinte, revelou a pior versão dos lusos, que registaram apenas sete (!) pontos, perdendo o controlo do jogo e 'sufocados' no ataque. Em sentido inverso, os locais, empurrados por mais de 11 mil adeptos nas bancadas, somaram 27 pontos, encaminhado assim uma confortável vitória.
No regresso dos balneários, o nível de eficácia da Letónia caiu um pouco e os comandados de Mário Gomes nivelaram o encontro, com um parcial de 15-15. No derradeiro período, os jogadores das duas equipas perceberam que o vencedor do jogo já estava encontrado e, por isso, o discernimento já foi o melhor.
Portugal correu mais riscos na defesa e aproveitou algum relaxamento dos bálticos, o que irritou o técnico. A recompensa acabou por ser a vitória no último quarto, por 19-13.
A nível individual, Kristaps Porzingis registou 21 pontos, nove ressaltos e três assistências. Do lado português, Rafael Lisboa somou 17 pontos, dois pontos e três ressaltos.
Na próxima quarta-feira, pelas 12h45 (horário de Portugal Continental), Portugal medirá forças com a Estónia, num encontro que será decisivo para as contas do apuramento para a fase seguinte da competição. Neste momento, as duas equipas somam cinco pontos.
Recorde-se que os quatro primeiros classificados de cada agrupamento têm vaga garantida nos oitavos de final.
[Notícia em atualização]