Vasco Sousa está de saída do FC Porto para rumar ao Moreirense, a título de empréstimo até ao final da temporada 2025/26. Antes da sua ida para Moreira de Cónegos, o médio renovou contrato com os dragões até 2030.
"O FC Porto e o Moreirense Futebol Clube chegaram a acordo para a cedência, a título de empréstimo válido até ao final da temporada, dos direitos de inscrição desportiva de Vasco Sousa. O acordo inclui uma opção de compra de 80% dos direitos económicos do atleta por 8 milhões de euros. Antes de rumar ao Moreirense, Vasco Sousa renovou contrato com o FC Porto até 2030. O FC Porto deseja as maiores felicidades a Vasco Sousa nesta nova etapa da carreira", pode ler-se no comunicado oficial na página do FC Porto.
Trata-se da confirmação da notícia avançada pelo Desporto ao Minuto no pasado dia 26 de agosto, embora com moldes de negócio distintos do que inicialmente avançado. Certo é que o médio, de 22 anos, prepara-se assim para viver o primeiro empréstimo da carreira, após perder espaço no meio-campo dos azuis e brancos com as contratações de Victor Froholdt (ex-Copenhaga), Gabri Veiga (ex-Al-Ahli Jeddah) e Pablo Rosario (ex-Nice). O Moreirense venceu a concorrência do Vitória SC, um dos principais interessados no médio internacional sub-21 português.
Na época passada, Vasco Sousa ganhou alguma preponderância com Vítor Bruno no comando técnico, mas perdeu algum gás com o decorrer da temporada. A grave lesão sofrida num joelho também não ajudou a sua evolução. Na presente temporada, ainda não somou qualquer minuto de utilização.
"Sem dúvida que é um recomeço. Estou muito feliz pela oportunidade. Espero dar tudo por este clube. Depois de uma grande paragem [fratura no perónio da perna direita, contraída na vitória sobre o Farense (2-1), para a 22.ª jornada da I Liga de 2024/25, em 16 de fevereiro], voltar a jogar vai ser muito bom. Podem esperar muita ambição e muita garra, a dar tudo dentro de campo, porque os adeptos merecem", vincou o jogador aos meios de comunicação do emblema minhoto.
Vasco Sousa é o 11.º reforço às ordens do técnico Vasco Botelho da Costa no mercado de transferências em curso, a par do guarda-redes André Ferreira, dos defesas Álvaro Martínez, Francisco Domingues e Diogo Travassos, dos médios Rodrigo Alonso, Stjepanovic e Jimi Gower e dos avançados Kiko Bondoso, Landerson e Luís Hemir.
Leia Também: EM DIRETO: Faltam menos de sete horas para o fecho de mercado
Leia Também: Oficial: Burnley confirma Florentino. Médio emotivo no adeus ao Benfica
Leia Também: Ricardo Esgaio diz adeus ao Sporting: "Consegui conquistar tudo..."