Se havia dúvidas sobre o valor de Alberto Costa no FC Porto, essas parecem ter sido dissipadas neste arranque de campeonato, com exibições de grande nível e com números que sustentam a sua afirmação no onze inicial sob o comando técnico de Francesco Farioli.
Neste regresso a Portugal, oriundo da Juventus a troco de 15 milhões de euros fixos, num negócio que poderá ascender mais um milhão mediante objetivos, o lateral-direito, de 21 anos, tem justificado a aposta. Nos quatro jogos realizados em 2025/26, somou quatro assistências, o melhor registo da sua curta carreira até então e promete não ficar por aqui.
Jogo em Alvalade deixou os adeptos rendidos
No primeiro teste de fogo, Alberto Costa passou com distinção sob olhar atento do técnico Rui Borges, que quis reencontrar o antigo pupilo, com quem trabalhou no Vitória SC.
Frente ao bicampeão Sporting, em Alvalade, o camisola 20 dos dragões revelou as suas maiores qualidades, quer a nível ofensivo, quer a nível defensivo. Na primeira parte, o defesa foi uma dor de cabeça para Pedro Gonçalves, que chegou moralizado ao Clássico, após um hattrick anotado diante do Nacional. Na retina ficou o corte fundamental ao remate do camisola 8 dos leões, numa incrível recuperação, após um passe falhado do companheiro Francisco Moura em zona proibida.
Dotado de uma enorme verticalidade e robustez física, Alberto Costa tem sido também um dos principais servidores dos pontas de lança. Que o diga Luuk de Jong, que apontou o primeiro golo pelo FC Porto, após cruzamento rasteiro do lateral-direito.
Superar João Mário e...Miguel Layun
A influência dos laterais no ataque do FC Porto é uma das características dos últimos anos. Na última década, passaram pelo lado direito nomes como Danilo, Ricardo Pereira ou Miguel Layún. Este último, internacional mexicano, surpreendeu o futebol nacional com incríveis 19 (!) assistências e seis golos em 2015/16, cedido pelos ingleses do Watford.
Mais recentemente, João Mário foi o dono da posição sendo que a sua melhor marca foram oito passes para golo em 2022/23. Recorde-se que o internacional português, de 25 anos, rumou à Juventus, servindo de moeda de troca para a contratação de Alberto Costa, que rubricou um contrato válido até 2030 com o emblema português.
Martim Fernandes é um forte concorrente
O FC Porto apresenta um plantel com elevada competitividade e o lado direito defensivo não foge à regra. Martim Fernandes, de 19 anos, promete ser um sério concorrente para Alberto Costa, assim que recuperar de um problema no joelho esquerdo, contraído na ronda inaugural da I Liga, frente ao Vitória SC.
Na temporada transata, recorde-se, o internacional pelas camadas jovens de Portugal anotou seis assistências naquela que foi a sua época de estreia no plantel principal a tempo inteiro.
Ainda em processo de evolução, tanto Martim Fernandes como Alberto Costa terão, no entanto, de mudar a relação com a baliza, dado que juntos contabilizam apenas um golo marcado, apontado por Alberto Costa em 2024/25, ao serviço do Vitória SC.
Leia Também: FC Porto revela motivo do festejo de William Gomes após golo no Clássico
Leia Também: PSP deteve dois adeptos que violaram interdição de acesso a estádios