O futuro reforço do Benfica Dodi Lukebakio aterrou, ao início da tarde desta segunda-feira, em Portugal, chegando ao aeródromo de Tires, Cascais, acompanhado pelos pais e a mulher.
"O que sei sobre o Benfica? Sei que é um clube de topo. Claro que estou muito feliz, mas não quero falar muito porque tenho muitas coisas para fazer. Estou entusiasmado", afirmou o futebolista internacional pela Bélgica aos jornalistas. À sua espera estava Rui Pedro Braz, diretor desportivo do Benfica, que deixou uma certeza.
"Em princípio o plantel está fechado, parece-me claro com aquilo que fizemos nestes últimos dias, mas até ao fecho do mercado, como vocês sabem, tudo é possível. Nenhum plantel está fechado até à última hora do mercado", começou por dizer o dirigente do Benfica aos jornalistas presentes no local, deixando nova garantia.
"Não posso prometer nada, só podemos prometer trabalho, muito trabalho, a partir de agora", vincou o diretor desportivo do Benfica.
De acordo com as informações avançadas pelo jornalista Sacha Tavolieri, especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências, o jogador de 27 anos - fará 28 anos dentro de alguns dias - vai assinar um contrato válido por cinco temporadas e, nos últimos dias, terá rejeitado também tinha uma oferta do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo.
A imprensa desportiva, por seu turno, garante que esta contratação vai custar 20 milhões de euros ao Benfica. A necessidade de encontrar um extremo estava mais do que identificada na Luz e agravou-se com as saídas de Kerem Akturkoglu, para o Fenerbahçe, e de Tiago Gouveia, para o Nice.
Resta, agora, os encarnados revelaram em que moldes o negócio se terá processado, uma vez que existe a hipótese do Benfica optar por um empréstimo com uma obrigação de compra, tal como aconteceu nos últimos dias com o ucraniano Georgiy Sudakov.
Chegado a Lisboa, Dodi Lukebakio vai, no decorrer das próximas horas, poder cumprir a habitual bateria de exames médicos e testes físicos antes de assinar contrato e ser apresentado como reforço das águias.
Quem é Dodi Lukebakio?
O internacional belga de 27 anos encontrava-se no Sevilla desde o verão de 2023, tendo cumprido 68 jogos ao serviço do clube andaluz e marcado 16 golos. Passou por Hertha Berlin, Wolfsburgo e Fortuna Dusseldorf, já depois de ter passado por Inglaterra, no Watford, por França, onde vestiu a camisola do Toulouse.
Lukebakio tanto pode jogar como extremo direito ou como segundo avançado e conta, ainda, com vasta experiência no futebol alemão. O seu processo de formação começou na Bélgica. Formou-se no Anderlecht e chegou à equipa principal em 2015/2016, somando ainda uma passagem, por empréstimo pelo Charleroi.
O Sevilla avançou para a sua contratação há dois anos e pagou, na altura, 10 milhões de euros aos alemães do Hertha Berlim para ficar com o extremo belga que conta com 27 internacionalizações.
O jogador, de 27 anos, estreou-se em novembro de 2020 pela seleção dos diabos vermelhos e teve como ponto alto a participação no Euro'2024, competição na qual a Bélgica desiludiu e não foi além dos oitavos de final.
Leia Também: Sudakov é o mais recente camisola 10 do Benfica. Lembra-se de outros?