Fábio Cardoso está muito próximo de sair do FC porto para reforçar o Sevilha, informou, este domingo, o diário AS, numa transferência a custo zero.
De acordo com a publicação, o defesa-central, de 31 anos, vai rescindir contrato com os dragões e é esperado na Andaluzia nas próximas horas para efetuar os indispensáveis exames médicos, antes da sua apresentação oficial.
Refira-se que o jogador não fazia parte dos planos do técnico Francesco Farioli, estando atualmente a treinar à margem do plantel, no centro de treinos do Olival.
Será a primeira experiência do atleta no país vizinho. Após duas derrotas consecutivas, o Sevilha somou, este sábado, a primeira vitória na La Liga, por 2-0, no terreno do Girona. No eixo-defensivo, Salas (de 22 anos) e Castrin (de 23 anos) tem formado dupla, mas é notória a falta de experiência naquela zona do terreno e Fábio Cardoso, com passagens por Paços de Ferreira, Vitória SC, Rangers e Santa Clara, é considerado uma boa opção pelos responsáveis do clube.
Cinco troféus de dragão ao peito
Fábio Cardoso chegou ao emblema da Invicta no verão de 2021 proveniente do Santa Clara. Herdou a mítica camisola 2, que pertenceu a grandes figuras da história do FC Porto, como são os casos de Paulinho Santos ou Jorge Costa, este último já falecido, vítima de uma paragem cardiorrespiratória na sala de emergência do Hospital São João, no Porto.
De dragão ao peito, o defesa-central conquistou uma liga portuguesa, três Taças de Portugal e uma Taça da Liga, sob o comando técnico de Sérgio Conceição. Na época passada, recorde-se, o agora ex-FC Porto foi cedido ao Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, equipa que participou recentemente na primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos da América, competição conquistada pelo Chelsea.
Mais um excedentário colocado
A SAD azul e branca, presidida por André Villas-Boas, está a ser bem sucedida na questão de arrumar a casa, colocando jogadores em diversos clubes. Neste verão, os médios Ivan Jaime e André Franco foram cedidos a Montréal e Chicago Fire, respetivamente. O médio Romário Baró deixou o FC Porto em definitivo para rumar aos polacos do Radomiak Radom.
Farioli vai receber defesa-central
Jakub Kiwior chegou, este domingo, à cidade do Porto para efetuar os exames médicos, antes de ser apresentado oficialmente. O defesa-central internacional polaco, de 25 anos, vai chegar emprestado até ao final da presente temporada, mas com obrigação de compra no verão de 2026, num negócio que chegará a um montante máximo de 27 milhões de euros.
Kiwior terá uma taxa de empréstimo de dois milhões de euros, ao passo que a obrigação de compra está fixada nos 17 milhões. Somam-se, assim, 19 milhões de euros entre empréstimo e compra definitiva, mas o montante poderá chegar aos 27 milhões mediante o cumprimento de objetivos, relacionados com o rendimento desportivo do defesa polaco.
Leia Também: Rangers e Celtic empatam no primeiro Old Firm da temporada
Leia Também: No Fontelo, reina o Académico. FC Porto B 'afunda-se' sem argumentos
[Notícia em atualização]