Procurar

Colega de Neemias antevê duelo: "Portugal tem muito boa equipa, mas..."

Kristaps Porzingis, a grande estrela da coanfitriã Letónia, garantiu que "não há jogos fáceis" no Eurobasket2025 e deixou elogios a Portugal e ao seu companheiro de equipa Neemias Queta, que defronta na segunda-feira.

Colega de Neemias antevê duelo: "Portugal tem muito boa equipa, mas..."

© Lusa

Lusa
31/08/2025 15:13 ‧ há 2 dias por Lusa

Kristaps Porzingis, a grande estrela da coanfitriã Letónia, garantiu que "não há jogos fáceis" no Eurobasket2025 e deixou elogios a Portugal e ao seu companheiro de equipa Neemias Queta, que defronta na segunda-feira.

 

"Portugal mostrou ter muito boa equipa, mas houve momentos em que não foi tão bom", afirmou o 'gigante' jogador de 2,18 metros, que alinhou nos Boston Celtics nas duas últimas épocas e que em 2025/26 vai atuar nos Atlanta Hawks.

Segundo Porzingis, a formação das 'quinas' tem "uma motivação extra" para o embate da quarta jornada do Grupo A, sediado em Riga, na Letónia, pelo facto de ter a possibilidade de vencer os letões na sua própria casa.

O poste da Letónia não espera facilidades, até pela presença, do outro lado, de Neemias Queta, junto ao qual foi campeão da NBA em 2023/24.

"O 'Neemi' conheço muito bem, obviamente, de Boston. É bom, chamamos-lhe o 'duplo duplo', pois sempre que o treinador (Joe) Mazzulla lhe dava oportunidades, ele garantia 10 (pontos) e 10 (ressaltos)", elogiou Porzingis.

Segundo o jogador letão, de 30 anos, o poste luso é "muito bom a ganhar ressaltos e a trabalhar à volta do cesto", tendo também a capacidade para "fazer desarmes".

Porzingis não tem dúvida: "Vamos ter muito trabalho com ele, de certeza".

A Letónia vai defrontar Portugal, depois de um "jogo duro, contra uma das melhores equipas do torneio, se não a melhor", a Servia, liderada por Nikola Jokic, que brindou os coanfitriões com 39 pontos e 10 ressaltos.

"Ele é tão bom junto ao cesto. Tem um grande corpo, mas tem umas mãos 'suaves' junto ao aro. O QI basquetebolístico dele está a outro nível. Foi uma grande batalha. Ele tem, provavelmente, mais 30 quilogramas do que eu. Lutei o melhor que pude, foi uma batalha divertida e os adeptos gostaram", garantiu.

Por seu lado, o extremo/poste Rolands Smits, atualmente no Anadolu Efes, lamentou o desaire com a Servia (80-84), mas garante que a mesma não afeta a equipa para o que falta no Eurobasket.

"Foi um jogo muito difícil. Foi o nosso melhor jogo, dos três. Estou muito satisfeito com a equipa, pois jogámos bom basquetebol. Quase tivemos a possibilidade de ganhar, no fim. Não conseguimos, mas foi bom", disse.

Segue-se Portugal: "Não podemos parar, temos de melhorar, temos de continuar. Contra a equipa portuguesa, teremos, provavelmente, de jogar ainda melhor".

Após três jornadas, Turquia e Sérvia, ambas já apuradas, lideram o agrupamento, com seis pontos, seguidas de Letónia, Estónia e Portugal, todos com quatro, e República Checa, com três, sendo que seguem para os 'oitavos' os quatro primeiros.

O encontro entre a coanfitriã Letónia e Portugal, da quarta jornada do Grupo A do Eurobasket2025, está marcado para segunda-feira, pelas 18:00 locais (16:00 em Lisboa), na Xiaomi Arena, em Riga.

Leia Também: Estreia de sonho não se prolongou. Portugal soma derrota no Europeu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si