Procurar

Estreia de sonho não se prolongou. Portugal soma derrota no Europeu

Depois do triunfo na ronda inaugural contra a Chéquia, por 50-62, que colocou um ponto final no 'jejum' de 18 anos sem vitórias no Eurobasket, a turma portuguesa cedeu diante da Sérvia.

Estreia de sonho não se prolongou. Portugal soma derrota no Europeu

© Getty Images

Rodrigo Querido
29/08/2025 21:08 ‧ há 4 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Basquetebol

A seleção nacional de basquetebol somou, esta sexta-feira, a primeira derrota na edição 2025 do Eurobasket. Depois da estreia de sonho com vitória diante da Chéquia, a turma que é orientada por Mário Gomes averbou um desaire diante da Sérvia (69-80).

 

A vitória retumbante contra os checos na jornada inaugural do grupo A da prova alimentou o sonho de chegar à fase a eliminar. Contudo, a segunda ronda trazia um duelo contra a Sérvia, uma das favoritas a ganhar a prova e nas fileiras com o melhor jogador do mundo: Nikola Jokic, três vezes MVP da NBA.

Em Riga, na Letónia, a formação de Mário Gomes foi um osso duro de roer para os sérvios. A derrota acabou por aparecer com naturalidade devido à diferença de qualidade, mas a Sérvia foi para casa a pensar que a partida não foi 'favas contadas' como certamente pensava.

Portugal quebra longo 'jejum' e arranca Euro a sorrir (com show de Queta)

Portugal quebra longo 'jejum' e arranca Euro a sorrir (com show de Queta)

Seleção nacional de basquetebol precisou de esperar 14 anos para voltar a competir no Europeu. Triunfo diante da Chéquia (50-62), no arranque da prova, permitiu quebrar um 'jejum' de 18 anos sem vitórias no Eurobasket.

Miguel Simões | 14:38 - 27/08/2025

Com Diogo Brito, Rafael Lisboa, Travante Williams, Miguel Queiroz e Neemias Queta no cinco inicial desenhado pelo selecionador Mário Gomes, Portugal não se amedrontou e até entrou melhor do que o adversário. Apesar disso, a Sérvia acabou por fechar o primeiro período em vantagem no marcador (19-27).

Portugal apertou os 'calcanhares' aos sérvios e chegou a estar a dois pontos da liderança do marcador no segundo período. Apesar da boa réplica, a equipa das quinas, que cumpre a quarta presença na fase final do Campeonato da Europa, depois de 1951, 2007 e 2011, já perdia ao intervalo por 43-33, na Xiomani Arena.

Na segunda parte, a qualidade Sérvia, a juntar-se a algum cansaço físico de Portugal, acabou por fazer pender o encontro a favor dos sérvios. No final do terceiro período, o conjunto sérvio vencia por expressivos 49-64. Portugal tentou agigantar-se no quarto e derradeiro período, entrando na quadra determinado a encurtar distâncias.

Com pouco mais de um minuto no cronómetro, os portugueses chegaram a estar a perder apenas por sete pontos, o que levou os sérvios a pedir um timeout para travar o ímpeto luso. Dessa paragem de tempo, dois triplos da formação dos Balcãs acabaram por colocar uma pedra no assunto.

Ultrapassadas as duas primeiras rondas deste Campeonato da Europa, Portugal segue no terceiro lugar do Grupo A, com os mesmos três pontos da coanfitriã Letónia, quarta, e a um das líderes Sérvia e Turquia, enquanto a Estónia e a Chéquia estão nas duas últimas posições, com dois.

De referir que o próximo jogo de Portugal acontecerá diante da Turquia, já este sábado, a partir das 19h15 (horário de Portugal Continental). Depois disso, no primeiro dia de setembro, a seleção nacional defronta a Letónia a partir das 16 horas, até que, no fecho da fase de grupos, há duelo frente à Estónia, no dia 3 do próximo mês, pelas 12h45.

Os jogos do grupo A, recorde-se, disputam-se todos em Riga, na Letónia, numa prova que se divide ainda por mais três locais distintos, desde Budapeste (Hungria) a Tampere (Finlândia) e Limassol (Chipre).

Leia Também: Portugal quebra longo 'jejum' e arranca Euro a sorrir (com show de Queta)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si