As duas equipas que partilham o domínio do futebol escocês caíram com estrondo no play-off de acesso à Liga dos Campeões, com o Rangers a ser 'varrido' pelo Club Brugge com duas derrotas, a última por 6-0 (agregado de 9-1), na Bélgica, na quarta-feira.
A eliminação do Celtic, campeão europeu no Jamor em 1967 e onde atuam os portugueses Paulo Bernardo e Jota, terá causado igual ou maior espanto, aos pés do Kairat, do Cazaquistão, numa eliminatória decidida no desempate por grandes penalidades após nulos nos dois jogos.
Os minhotos defrontaram recentemente o Rangers em duas ocasiões da Liga Europa, em 2019/20, então orientados por Ruben Amorim (nos 16 avos de final), e em 2021/22, aqui nos 'quartos' da prova, com Carlos Carvalhal ao leme, e em ambas foi eliminado, com três derrotas e uma vitória.
A equipa minhota vai receber outros dois ex-campeões europeus, os neerlandeses do Feyenoord, com o reforço Gonçalo Borges, ex-FC Porto, e os ingleses do Nottingham Forest, onde alinha o internacional português Jota Silva e que é treinado pelo português Nuno Espírito Santo.
Após 10 épocas e meia no Sporting de Braga, ao estádio bracarense vai regressar o guarda-redes luso-brasileiro Matheus, que alinha nos sérvios do Estrela Vermelha, mais um clube com uma Liga dos Campeões (então designada Taça dos Clubes Campeões Europeus) no currículo (1990/91).
Os belgas do Genk, que têm apenas uma vitória no campeonato esta época após quatro jornadas, mas foram terceiros na temporada passada, deverão ser encarados como um adversário teoricamente mais acessível, também pelo fator casa do Sporting de Braga.
A turma orientada por Carlos Vicens desloca-se ainda aos terrenos do Nice, eliminado pelo Benfica na terceira pré-eliminatória da 'Champions', jogos que deverão servir de análise cuidada do técnico espanhol, e do Go Ahead Eagles, histórico clube dos Países Baixos, mas com raras participações europeias.
O Go Ahead Eagles foi campeão neerlandês por quatro vezes, a última das quais há mais de 90 anos (1932/33), tendo voltado aos títulos precisamente na época passada ao conquistar a Taça dos Países Baixos.
O Sporting de Braga partilha com o FC Porto quatro adversários - Rangers, Nottingham Forest, Nice e Estrela Vermelha.
A fase de liga decorrerá entre os dias 24 de setembro e 29 de janeiro de 2026, e as datas e ordem dos jogos ainda serão definidas pela UEFA.
Leia Também: FC Porto e Sporting de Braga 'partilham' metade dos rivais na Liga Europa