O Sporting de Braga carimbou, na noite desta quinta-feira, a qualificação para a fase de liga da Liga Europa. Os minhotos receberam e venceram o frágil Lincoln, de Gibraltar, por 5-1. Ao todo, os bracarenses marcaram nove golos nesta eliminatória com os gribraltinos.
Depois do triunfo por 4-0 no jogo da primeira mão do playoff desta competição europeia, num encontro que teve lugar no Estádio do Algarve na passada quinta-feira, o Sporting de Braga chegava ao duelo de hoje com a tarefa muito mais facilitada.
As contas ficaram ainda mais fáceis de se fazer logo após o golo o brasileiro Vítor Carvalho ao minuto 12, após uma assistência de Dorgeles. Seguiu-se depois o 'show' do espanhol Gabri Martínez. Em cima do apito para o intervalo, o antigo jogador Girona marcou por duas ocasiões no Estádio Municipal de Braga. A primeira foi aos 41 minuto, depois de um passe do jovem Sandro Vidigal, com o bis a surgir nos descontos (45+2').
O conjunto de Carlos Vicens controlou as incidências da partida no decorrer da segunda parte, mas acabou por chegar à goleada de mão cheia. O jovem Sandro Vidigal fez o gosto ao pé aos 77 minutos, com Pau Víctor a fazer o quinto tento na Pedreira aos 82 minutos. O golo de honra do Lincoln nesta eliminatória foi apontado por Kike Gomez (89').
O Sporting de Braga junta-se, assim, ao FC Porto na fase de liga da Liga Europa. O sorteio da nova ronda desta competição europeia acontece ao início da tarde de sexta-feira na cidade suíça de Nyon (12h00, horário de Portugal Continental).
Rui Vitória sorri... mas despede-se de Ioannidis
Quem também se apurou para a fase de liga foi o Panathinaikos. Orientado pelo treinador português Rui Vitória, o emblema grego eliminou os turcos do Samsunspor. O conjunto da Grécia empatou sem golos na ida à Turquia, mas beneficiou da vitória da semana passada em casa, por 2-1, para celebrar o apuramento.
Fotis Ioannidis, futuro avançado do Sporting, foi titular na partida, saiu aos 72 minutos e no final despediu-se. Ainda no relvado, e visivelmente emocionado, o jogador helénico dirigiu-se depois à bancada dos adeptos gregos para dizer adeus. O dianteiro foi felicitado pelos ainda companheiros de equipa no Panathinaikos.
Outro dos clubes que se apurou para a próxima fase da fase de liga da Liga Europa foi o Genk. O conjunto belga eliminou os polacos do Lech, que contaram com o defesa português João Mourinho no onze inicial. Depois da goleada na semana passada na Polónia (5-1), a equipa da Bélgica até perdeu em casa, por 2-1, mas garantiu o apuramento.
Os dinamarqueses do Midtjylland, com o antigo jogador do Vitória SC Dani Silva no onze inicial, selaram o apuramento ao eliminarem o KuPS, da Finlândia. Após a goleada por 4-0 na passada quinta-feira, o conjunto nórdico venceu em solo finlandês por 2-0.
Malmo, Ludogorets (de Dinis Almeida e Rui Mota), PAOK, Maccabi Tel Aviv, Utrecht, Young Boys e Steaua Bucareste são as restantes equipas apuradas no playoff da Liga Europa.
Leia Também: Santa Clara despede-se do sonho. Desastre deixa Besiktas fora da Europa
Leia Também: Sporting de Braga mostra o que é ser 'Red' e tem pé e meio na Liga Europa