O Santa Clara está fora das provas europeias. O conjunto de Vasco Matos foi eliminado, esta quinta-feira, da Liga Conferência pelos irlandeses do Shamrock Rovers, falhando, mais uma vez, a oportunidade de se estrear numa fase principal de uma competição europeia.
Depois da derrota da passada quinta-feira em Ponta Delgada, por 1-2, o conjunto açoriano não foi além de um nulo na ida desta quinta-feira à República da Irlanda, o que não possibilitou o apuramento.
Em Tallaght, bairro na periferia da capital Dublin, o Santa Clara até entrou melhor do que o adversário, mas, e à semelhança do que tinha acontecido na semana passada nos Açores, voltou a falhar no acerto ofensivo. Destaque para um remate de Adriano contra a defesa dos irlandeses. O Shamrock Rovers atirou uma bola ao ferro da baliza defendida por Gabriel Batista num remate de Honohan.
Na etapa complementar, o Shamrock foi mais forte, com Roberto Lopes a estar perto do golo ao minuto 65. Porém, aos 70 minutos, o Santa Clara esteve à beira de empatar a eliminatória com um remate de Vinícius Lopes. Após um cruzamento de Sidney Lima, o brasileiro rematou de primeira à meia-volta na área para a defesa do jogo por parte de McGinty.
Na reta final da partida, dois avisos de Gabriel Silva colocaram em sentido os irlandeses, mas McGinty estava lá para confirmar que o Santa Clara falharia o apuramento inédito para uma fase de liga de uma competição europeia.
Em 2021/22, o Santa Clara foi afastado nesta mesma ronda preliminar da Liga Conferência, pelos sérvios do Partizan, então de acesso à fase de grupos da primeira edição da competição. Ainda assim, os bravos açorianos igualaram melhor prestação europeia de sempre, após afastarem na segunda e terceira fases preliminares os croatas do Varazdin (3-2 no agregado das duas mãos) e os norte-irlandeses do Larne (3-0), respetivamente.
Besiktas 'trucidado' por suíços
Quem também ficou fora das competições europeias e de forma surpreendente foi o Besiktas. O conjunto de Istambul foi derrotado na receção aos suíços do Lausanne (1-0), na segunda mão do playoff da Liga Conferência, o que culmina na eliminação do clube turco.
Na tarde desta quinta-feira, Orkun Kokçu, Rafa Silva e João Mário foram titulares no Besiktas, ao passo que David Jurásek e Tiknaz (ex-Rio Ave) foram suplentes utilizados por parte de Ole Gunnar Solskjaer. Tiago Djaló, antigo jogador do FC Porto, não esteve na ficha de jogo.
O golo do avançado Butler-Oyedeji fez a diferença, aos 45+1 minutos. As águias negras ficam fora das competições europeias pela primeira vez em mais de uma década.
Crystal Palace, Noah, Omonia, Hamrun, Rapid Viena, AZ Alkmaar, Hacken, Universitatea Craiova, AEK, Rakow, Strasbourg, Drita, Fiorentina, Celje, Rayo Vallecano, Jagiellonia, Mainz, Shelbourne, Hibernian, Shakhtar e Breidablik são as outras equipas já apuradas para a fase de liga da Liga Conferência.
Leia Também: Sp. Braga apurado para a Liga Europa. Reforço do Sporting ajuda Vitória