Ruben Amorim pode ter os dias contados no Manchester United. A derrota humilhante diante do Grimsby Town, equipa da 4.ª divisão local, na Taça da Liga inglesa deixa técnico na porta de saída dos red devils. E há até já quem fale em sucessores.
A imprensa inglesa não perdoou a fraca exibição do emblema sediado em Old Trafford. "Vergonha", "escândalo" e "humilhação" forma algumas das palavras utilizadas para descrever o que aconteceu no encontro de quarta-feira,
"A imagem de Ruben Amorim encolhido no banco de suplentes em Grimsby vai demorar um pouco para ser esquecida. Não é Amorim quem precisa de encontrar a resposta. O proprietário Sir Jim Ratcliffe, o diretor-executivo Omar Berrada e o diretor-técnico Jason Wilcox são os que devem decidir o futuro do United. (...) Foram eles que pressionaram por Amorim. Berrada foi o homem que voou para Portugal e disse ao treinador que era agora ou nunca, quando Amorim implorou para terminar a temporada no Sporting", escreveu Simon Stone, jornalista da estação britânica BBC.
"A linguagem corporal de Ruben Amorim lembrava a de um treinador condenado durante boa parte da noite. Em determinado momento, ele parecia estar a discutir com o seu adjunto, Carlos Fernandes. Aqueles dias soalheiros em Chicago durante a digressão de pré-temporada no mês passado, quando Amorim estava bronzeado e arejado, parecem um devaneio", garantiu, por seu turno, Samuel Luckhurst, do Manchester Evening News.
"Amorim pode sobreviver a uma derrota em Old Trafford, mas a questão é esta: nove meses no cargo, o treinador continua a colocar em campo uma equipa que carece de entusiasmo, talento, solidez e qualquer coisa que se aproxime de um padrão de jogo percetível. Após a confusão da atuação da sua equipa, Amorim ficou ao lado do campo e foi presenteado com versos alegres de 'serás demitido pela manhã': essa piada cruel cristaliza nitidamente o estado em que o United se encontra - e o seu treinador é culpado", frisou o jornalista Jamie Jackson, do jornal britânico The Guardian.
O que é certo é que a imprensa inglesa já começa a falar em sucessores de Ruben Amorim. Entre os nomes em cima da mesa estão Oliver Glasner, treinador que conduziu o Crystal Palace à conquista da Taça de Inglaterra na época passada, e também Andoni Iraola, que está ao serviço do Bournemouth. Gareth Southgate, antigo selecionador de Inglaterra, Mauricio Pochettino, atual selecionador dos Estados Unidos, Kieran McKenna, técnico do Ipswich, Zinedine Zidane, que está desempregado, Marco Silva, treinador do Fulham, e Xavi Hernández, ex-técnico do Barcelona, também estão a ser equacionados.
Ruben Amorim contestado
Gabriel Agbonlahor, antigo jogador inglês, insurgiu-se já esta quinta-feira contra Ruben Amorim, acusando-o de ser "um cobarde".
"É um cobarde. É aquilo que eu vejo agora como treinador. Este emprego é demasiado grande para ele. Não conheço outro treinador que desvie olhar nas grandes penalidades. És um líder e quando marcas de penálti olhas para o teu treinador, que está a dizer: 'boa!'. Mas ele está enjoado com os seus jogadores. Isto não é liderança. É o segundo maior clube do mundo... Alex Ferguson iria desviar o olhar? Digam-me!", questionou o antigo internacional inglês, aos microfones da talkSPORT.
Leia Também: "Para onde vai Amorim? Se fosse ele, estaria oficialmente preocupado"
Leia Também: Ruben Amorim 'arrasado' após eliminação do United: "É um cobarde"