Do inferno ao céu. É assim que se pode descrever a mudança de rendimento de António Silva no Benfica da época passada para esta. A cumprir a quarta temporada na equipa principal do clube da Luz, o jovem natural de Penalva do Castelo parece estar de volta aos velhos tempos e às exibições de nota elevada.
António Silva foi lançado na equipa principal do Benfica por Roger Schmidt na época 2022/2023, no encontro diante do Boavista, no Bessa, e rapidamente se fixou com um dos preferidos do treinador alemão pela forma como se impôs na equipa. De lá para cá foram 146 jogos de águia ao peito, com altos e baixos no rendimento desportivo.
A última temporada foi prova disso. O internacional por Portugal passou por uma fase complicada, com alguns erros que custaram pontos às águias. As críticas subiram de tom, nomeadamente na reta final do ano civil de 2024. António Silva perdeu espaço para o colega Tomás Araújo e demorou a recuperar a confiança do treinador Bruno Lage.
Apesar das intensas críticas, o jovem de 21 anos não se deixou ir abaixo e parece estar de volta às grandes exibições. O ponto de inversão nesta quebra de rendimento foi no Mundial de Clubes. Sem o lesionado Tomás Araújo, António Silva fez companhia a Nicolás Otamendi no eixo defensivo e a resposta não podia ter sido mais positiva.
"As pessoas julgam os jogadores pelo que veem dentro do campo, mas não percebem o que acontece fora do campo, onde muitas coisas influenciam um jogador de futebol. A época passada foi difícil para mim, mas acho que acabei bem, fiz um Mundial de Clubes bom. Um jogador depende sempre da confiança, na época passada oscilei um pouco no início. O apoio da minha família foi muito importante, trabalhei, também, com profissionais que me ajudaram a estar no meu topo, e, neste momento, estou a desfrutar. Sei, no entanto, que as coisas mudam muito no futebol, vou continuar a trabalhar no limite", frisou António Silva, em declarações à Sport TV, depois da vitória de quarta-feira sobre o Fenerbahçe na Luz.
Rejeitou propostas para continuar no Benfica
O internacional por Portugal tem estado em destaque neste arranque de temporada, sendo, possivelmente, um dos segredos para registo defensivo das águias em 2025/26. Em sete jogos oficiais já realizados, o Benfica não sofreu nenhum golo e somou seis vitórias e apenas o empate da semana passada na visita a Istambul.
António Silva superou-se no início do verão e esta consistência demonstrada pelo central chamou a atenção fora de portas. Depois da saída falhada para a Juventus no último mercado de inverno, o internacional português foi aliciado com milhões da Arábia Saudita. O Al Hilal, na altura ainda orientado por Jorge Jesus, oferecia sete milhões de euros por época a António Silva. O viseense considerou que não era o momento de sair do Benfica e tem-se revelado um dos jogadores mais fiáveis para Bruno Lage.
O jovem central parece, estar de novo, a caminhar para demonstrar todas as suas maiores qualidades, tais como a marcação defensiva, como a construção, aspeto muito apreciado nas equipas boas das melhores Ligas. O regresso a níveis elevados de confiança também tem contribuído para as exibições de monta no arranque desta temporada.
"O António sabe muito bem aquilo que penso dele. Eu quero que sempre que seja sempre assim. Tem de se preocupar com o clube e ter exibições sólidas e constantes", frisou Bruno Lage, na conferência de imprensa que se seguiu à vitória diante do Fenerbahçe.
António Silva tem contrato com o Benfica até junho de 2027 e está protegido por uma cláusula de rescisão avaliada em 100 milhões de euros. No próximo verão, o central terá só mais um ano de ligação aos encarnados, pelo que não será surpreendente se, no decorrer das próximas semanas, o jovem de 21 anos prolongue o vínculo com as águias.
Leia Também: António Silva elogia Mourinho e fala do futuro: "O que posso garantir..."