O Al-Hazm demonstrou estar muito ativo no mercado de transferências de verão, na noite desta terça-feira, ao garantir não só a contratação de Bruno Varela, mas também a aquisição de Fábio Martins, um 'velho conhecido' do campeonato português.
Sem detalhes em torno dos moldes do contrato, o emblema recém-promovido à elite do futebol da Arábia Saudita garantiu, assim, mais um reforço para o 'ataque' à nova temporada, tratando-se de alguém que conhece bem o campeonato.
Recorde-se que, nas últimas três temporadas, Fábio Martins esteve ao serviço do Al-Khaleej, onde se cruzou com o técnico Pedro Emanuel e o defesa Pedro Rebocho, sendo que, antes disso, já havia representado o Al-Shabab, na época 2020/21.
النجم البرتغالي فابيو مارتينيز يـوقع رسميًا لـ #الحزم ️ #الحزم#صيفية_الحزم pic.twitter.com/MIQpnXCHsW
— نادي الحزم السعودي (@alhazem_fc) August 26, 2025
O avançado formado no FC Porto destacou-se também ao serviço do Sporting de Braga, clube ao qual esteve ligado entre 2014 e 2022, com sucessivos empréstimos, ainda que tenha chegado a rivalizar com Bruno Varela, guarda-redes luso-cabo-verdiano contratado ao Vitória SC, num 'quentinho' dérbi do Minho (0-0), no dia 29 de agosto de 2021.
Agora, os dois jogadores experientes - com passagens consideráveis pela I Liga - passarão a partilhar o mesmo balneário, na luta pela manutenção na Arábia Saudita, num campeonato que conta com internacionais portugueses como Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Rúben Neves (Al Hilal), João Félix (Al Nassr), João Cancelo (Al Hilal) e Danilo Pereira (Al-Ittihad).
Regresso a Portugal no horizonte.
Em entrevista ao Desporto ao Minuto, concedida no passado mês de julho, Fábio Martins admitiu que pretende regressar a Portugal para terminar a carreira, sendo que, por esta altura, vai 'dando cartas' no Médio Oriente, aos 32 anos. Para além disso, o avançado foi ainda desafiado a comparar o futebol português ao saudita.
"Tenho algumas abordagens, mas a verdade é que ainda não me decidi. Estou a ver se aparece mais alguma coisa interessante, mas até ao fim desta semana quero ter isso definido. A ideia é ficar na Arábia Saudita, mas vamos ver. Quero voltar a Portugal, sem dúvida, acabar a carreira no meu país, mas sinto que ainda não é o momento certo para isso. O campeonato mais apetecível no Médio Oriente é o da Arábia Saudita, não só pela parte financeira, mas por tudo o que envolve a Liga em si. Há algumas abordagens também dos Emirados, tenho a curiosidade de experimentar o Qatar por nunca lá ter estado, mas a minha vontade seria ficar pela Arábia Saudita", revelou.
"A intensidade acaba por não ser tão grande na Arábia Saudita por causa do calor, mas tudo o resto, e agora com os jogadores que lá estão, é impossível dizer que a I Liga é melhor que a saudita. Lá num jogo estás a defrontar Cristiano e Sadio Mané, no outro jogas contra Benzema, Fabinho e Kanté e a seguir contra o Firmino e o Mahrez... É impossível dizer que a I Liga tem mais nível que a saudita. Eu já passei pelas duas e não consigo dizer isso. A Liga saudita é melhor que a I Liga, na minha opinião", completou sobre o (polémico) tema.
Leia Também: "É impossível dizer que a I Liga tem mais nível que o campeonato saudita"
Leia Também: Vitória SC despediu-se do "ídolo" Bruno Varela e até Neno foi recordado