O Manchester City tropeçou, este sábado, na Premier League ao ser derrotado pelo Tottenham (0-2), em jogo da 2.ª jornada do campeonato inglês. Os cityzens partiam para esta partida com o estatuto de favoritos, mas uma primeira parte desastrosa custou caro à equipa de Pep Guardiola.
Com Ruben Dias a alinhar de início do lado do City - Bernardo Silva e Matheus Nunes começaram no banco de suplentes - e João Palhinha titular do lado dos spurs, foram mesmo os visitantes quem sorriram logo nos primeiros 45 minutos.
O primeiro golo da partida ficou a cargo de Brennan Johnson (35'), avançado galês de 22 anos. Após passe de Richarlison, o camisola 22 do Tottenham desfez o nulo em Manchester, num lance que ainda teve de contar com a aprovação (favorável) do VAR.
Ainda antes do intervalo, o pesadelo do City subia de tom e desta vez com responsabilidades claras de James Trafford, o novo guardião escolhido por Pep Guardiola, que remeteu Ederson para o banco de suplentes.
O guardião inglês, que custou 32 milhões, oriundo do Burnley, tentou sair a jogar curto a partir da baliza, mas o passe para Nico González, ex-FC Porto, revelou-se curto demais e o Tottenham não perdoou. No meio da confusão, a bola sobrou para João Palhinha (45'+2), que atirou para dentro da baliza do City e ampliou a vantagem dos spurs.
O internacional português fez, assim, o primeiro golo com a camisola do Tottenham, num regresso a Inglaterra promovido pelo Bayern Munique, onde era visto como opção de recurso por Vincent Kompany. Palhinha festejou efusivamente a estreia a marcar e o Tottenham foi para o balneário com uma vantagem confortável.
Na segunda parte, o Manchester City tentou dar a volta ao texto, mas nem as entradas de 'pesos pesados' como Bernardo Silva, Jérémy Doku, Phil Foden ou Rodri mudou o rumo dos acontecimentos.
Os cityzens estiveram sempre mais perto de reduzir a desvantagem do que o Tottenham de ampliar a vantagem, mas o resultado manteve-se inalterável até ao final dos 90 minutos. O triunfo forasteiro foi, assim, confirmado, ao mesmo tempo que ficou garantida a primeira grande surpresa nesta segunda ronda da Premier League.
Feitas as contas, o Manchester City sofre o primeiro desaire da temporada e pode ver fugir o 'comboio' da liderança. Depois da estreia auspiciosa na visita ao Wolverhampton (4-0), a equipa de Pep Guardiola sofreu um percalço inesperado e pode descer vários lugares até ao fecho desta jornada.
Por sua vez, a equipa comandada, nesta nova época, por Thomas Frank, que estivera no Brentford, salta para a liderança provisória, com dois triunfos em outras tantas jornadas, somando ainda um saldo de seis pontos, cinco golos marcados e nenhum sofrido.
Ataque a Donnarumma?
O erro colossal de Trafford pode motivar o acelerar das negociações do Manchester City por Gianluigi Donnarumma. O guardião italiano foi riscado pelo treinador Luis Enrique no PSG e tem via aberta para ingressar no clube inglês. No entanto, antes disso o City terá de fechar a saída de Ederson para os turcos do Galatasaray.
Os próximos dias prometem trazer novidades sobre a baliza do Manchester City.
Leia Também: Custou 30 milhões e 'ajudou' João Palhinha a estrear-se a marcar