O Botafogo, que com o treinador português Artur Jorge ergueu a Copa Libertadores de futebol em 2024, caiu com estrondo nos oitavos de final da edição de 2025, ao ser eliminado na quinta-feira pelo Quito, do Equador.
O clube brasileiro segurava uma magra vantagem de 1-0 conquistada no Rio de Janeiro na primeira mão, mas perdeu por 2-0 no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, acabando afastado precocemente da defesa do titulo nos oitavos de final.
O Quito, após afastar o detentor do troféu (que o Botafogo conquistou apenas uma vez), vai prosseguir a sua campanha na Copa Libertadores frente ao São Paulo, do Brasil, que afastou no desempate por penáltis o Atlético Nacional, da Colômbia.
O português Cédric Soares converteu a grande penalidade decisiva que desfez o empate a 1-1 (após 0-0 na primeira mão), e garantiu a presença do São Paulo, que soma três troféus, nos quartos de final com o Quito, que já venceu um.
O Palmeiras, orientado pelo português Abel Ferreira, clube que já venceu a Libertadores por três vezes, a última das quais em 2021, confirmou com um empate em casa a 0-0 frente ao Universitario a passagem aos 'quartos', que disputará com o River Plate, da Argentina.
O próximo adversário da formação brasileira, que tinha praticamente sentenciado a eliminatória na primeira mão com a goleada por 4-0 no Peru, é o River Plate, que soma quatro títulos, o último em 20218, afastou o Libertad, do Paraguai, no desempate por penáltis (3-1), após igualdades a 0-0 e 1-1.
O Fortaleza, do Brasil, orientado pelo treinador português Renato Paiva, foi afastado dos quartos de final pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, que já ergueu o troféu por uma vez, em 1994, com um empate a 0-0 em casa e uma derrota fora por 2-0.
Num duelo argentino pelas meias-finais, o Vélez Sarsfield vai defrontar o Racing, que já venceu a prova por uma vez, em 1967, e que afastou o Peñarol, do Uruguai, que soma cinco títulos, com uma vitória em casa por 3-1, após derrota por 1-0 na primeira mão.
O terceiro clube brasileiro nos quartos de final da Copa Libertadores é o Flamengo, que soma três títulos, o ultimo dos quais em 2022, ao eliminar o Internacional, num duelo fratricida, com duas vitórias por 1-0 em casa e 2-0 fora.
O Flamengo vai defrontar nos quartos de final o Estudiantes, da Argentina, emblema de La Plata que soma quatro títulos, que afastou o Cerro Põrteno, do Paraguai, com uma vitória fora por 1-0 e um empate a 0-0 na Argentina.
Os quartos de final da Copa Libertadores decorrem a duas mãos, com a primeira prevista para decorrer em 16 de setembro.
Leia Também: Palmeiras de Abel Ferreira enfrenta River Plate na Taça Libertadores