O Newcastle respondeu, na madrugada desta quarta-feira, a Alexander Isak, horas depois do avançado sueco ter recorrido às redes sociais para quebrar o silêncio e acusar o clube inglês de não cumprir a promessa de vendê-lo neste mercado de verão. Em nota oficial, os magpies negam que tal tenha acontecido e dizem acreditar que os potenciais interessados no jogador conseguiam responder às exigências financeiras.
"Somos claros na resposta de que Alex continua sob contrato e que não foi feita qualquer promessa por um responsável do clube para Alex deixar o Newcastle neste verão", pode ler-se no comunicado do Newcastle, prosseguindo.
"Queremos manter os nossos melhores jogadores, mas também queremos compreender os desejos de cada um e ouvir as suas opiniões. Como foi explicado ao Alex e aos seus representantes, teremos sempre em consideração os melhores interesses do Newcastle, da equipa e dos nossos adeptos em todas as decisões e fomos claros que as condições para uma venda neste verão não foram alcançadas", explicam os dirigentes do emblema de St. James' Park, que deixou um aviso aos clubes interessados, nomeadamente ao Liverpool
"Não prevemos que essas condições sejam atingidas. Este é um clube orgulhoso das suas tradições e esforçamo-nos para manter o ambiente familiar. O Alex continua a fazer parte da nossa família e será bem-vindo quando estiver pronto para se juntar aos colegas de equipa", rematou o Newcastle.
Newcastle United statement: Alexander Isak
— Newcastle United (@NUFC) August 19, 2025
Ausente na cerimónia da PFA
Alexander Isak decidiu quebrar o silêncio por conta de não ter marcado presença na cerimónia da Associação de Futebolistas Profissionais, que ocorreu na noite de ontem e que coroou, uma vez mais, Mohamed Salah.
"Tenho orgulho de ser reconhecido pelos meus colegas profissionais com um lugar na Equipa da Época da PFA Premier League para 2024/25. Em primeiro lugar, quero agradecer aos meus colegas de equipa e a todos no Newcastle United que me apoiaram ao longo do caminho", começou por explicar Isak, antes de enumerar os motivos da sua ausência.
"Não estou na cerimónia desta noite. Com tudo o que está a acontecer, não me pareceu certo estar lá. Fiquei em silêncio durante muito tempo, enquanto outros falavam. Esse silêncio permitiu que as pessoas divulgassem a sua própria versão dos acontecimentos, mesmo sabendo que não refletia o que realmente foi dito e acordado à porta fechada", vincou o goleador sueco, falando na tal promessa não cumprida.
"A realidade é que foram feitas promessas e o clube conhece a minha posição há muito tempo. Agir agora como se estas questões estivessem a surgir agora é enganador. Quando as promessas são quebradas e a confiança é perdida, a relação não pode continuar. É assim que as coisas estão para mim neste momento - e é por isso que a mudança é do interesse de todos, não apenas meu", finalizou Isak.
Liverpool desespera
O Liverpool será o grande interessado em Isak e o goleador sueco de 25 anos também quer mudar-se para Anfield, ficando mais perto de lutar pelo título de campeão inglês. No entanto, uma primeira oferta de quase 130 milhões de euros foi recusada, com o Newcastle a apontar para os... 170.
As negociações entraram assim num impasse, o que agravou a situação de Alexander Isak, que já admite ficar parado durante uma temporada por considerar que o seu ciclo no Newcastle está encerrado.
Leia Também: Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."