Mourinho lança o Fenerbahçe-Benfica: "Preferia jogar contra o Nice..."

Treinador português recusa, "por uma questão de princípio", assumir que os encarnados são os favoritos a garantir o apuramento para a Liga dos Campeões. Ainda assim, assume que o adversário está "num patamar superior".

ISTANBUL, TURKIYE - AUGUST 12: Head coach Jose Mourinho of Fenerbahce speaks during a press conference after the UEFA Champions League third qualifying round second-leg football match between Fenerbahce and Feyenoord at Chobani Stadium in Istanbul, Turkiy

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
19/08/2025 13:17 ‧ há 2 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga dos Campeões

José Mourinho assumiu, esta terça-feira, em conferência de imprensa, que não espera que o Fenerbahçe venha a ter vida facilitada no playoff de acesso à Liga dos Campeões, onde terá pela frente o Benfica. O embate da primeira mão no Sukru Saroclu Stadium, em Istambul, mas nem assim o treinador português aceita considerar o Fenerbahçe como favorito.

 

"Por uma questão de princípio, recuso-me dizer que o Benfica é favorito, mas é só uma questão de princípio, porque, obviamente, reconheço a capacidade, a qualidade, a experiência, o segundo jogo em casa... Há uma série de fatores que colocam o Benfica num patamar superior ao nosso. Mas, por uma questão de princípio e de respeito próprio, recuso-me a dizer que não temos as nossas possibilidades de passar. Vamos jogar tudo, nestes dois jogos, para tentar passar à próxima fase", começou por afirmar.

"Quando eliminámos o Feyenoord, eu disse que o Benfica não estava contente por jogar contra o Fenerbahçe, mas, se calhar, errei. Se calhar, eles pensam que o Feyenoord é melhor do que nós e estão contentes de jogar contra nós. Se calhar, o Benfica pensa que nós somos o Benfica e nos dá igual jogar contra o Fenerbahçe ou o Feyenoord. Eu, enquanto treinador do Fenerbahçe, preferia jogar contra o Nice do que contra o Benfica, porque o Benfica é muito mais forte do que o Nice", prosseguiu.

"Temos de jogar melhor, porque o Benfica joga melhor do que o Feyenoord. É tão básico quanto isso. O Benfica é forte, tem jogadores fortes, tem um bom treinador. A equipa está bem trabalhada, defende bem, não sofre golos, sabe jogar em ataque continuado, sabe jogar em contra-ataque, tem um bom banco, tem muitas soluções... É um adversário forte, uma equipa de Liga dos Campeões, ponto. Temos de fazer tudo melhor. Contra o Feyenoord, sofremos quatro golos. Se sofreremos quatro golos contra o Benfica, seguramente, não marcamos cinco", completou.

Adeptos são 'arma' a ter em conta

O treinador português assumiu, ainda assim, que espera que os adeptos do Fenerbahçe digam 'presente', para minimizar a ameaça encarnada: "Os adeptos do Fenerbahçe têm a experiência do jogo com o Feyenoord, em que ajudaram a equipa a atingir o seu objetivo".

"Não penso que possam influenciar o Benfica negativamente, de todo, porque são jogadores com experiência, habituados a jogar em ambientes difíceis. Não acho que possam influenciar negativamente o Benfica, mas tenho a certeza de que podem influenciar os jogadores do Fenerbahçe", apontou.

Akturkoglu 'chutado para canto'

A terminar, José Mourinho recusou comentar as notícias que vão dando conta de um alegado acordo iminente entre Benfica e Fenerbahçe tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Kerem Akturkoglu, a troco de uma verba na ordem dos 22,5 milhões de euros, que pode ascender aos 25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.

"Se jogar amanhã, joga pelo Benfica. Se jogar em Lisboa, na próxima semana, joga pelo Benfica, por isso, não faz sentido absolutamente nenhum estar a pensar no Kerem como um jogador do Fenerbahçe, porque não o é. Penso nele como jogador do Benfica, porque é, e há possibilidade que jogue contra nós", atirou.

Leia Também: "Fenerbahçe não é o Nice. Bruno Lage não pode passar cartão a Mourinho"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Dolores Aveiro mantém apoio a CR7... mas sem reagir ao noivado

Dolores Aveiro

Dolores Aveiro mantém apoio a CR7... mas sem reagir ao noivado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Audi

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas