José Mourinho assumiu, esta terça-feira, em conferência de imprensa, que não espera que o Fenerbahçe venha a ter vida facilitada no playoff de acesso à Liga dos Campeões, onde terá pela frente o Benfica. O embate da primeira mão no Sukru Saroclu Stadium, em Istambul, mas nem assim o treinador português aceita considerar o Fenerbahçe como favorito.
"Por uma questão de princípio, recuso-me dizer que o Benfica é favorito, mas é só uma questão de princípio, porque, obviamente, reconheço a capacidade, a qualidade, a experiência, o segundo jogo em casa... Há uma série de fatores que colocam o Benfica num patamar superior ao nosso. Mas, por uma questão de princípio e de respeito próprio, recuso-me a dizer que não temos as nossas possibilidades de passar. Vamos jogar tudo, nestes dois jogos, para tentar passar à próxima fase", começou por afirmar.
"Quando eliminámos o Feyenoord, eu disse que o Benfica não estava contente por jogar contra o Fenerbahçe, mas, se calhar, errei. Se calhar, eles pensam que o Feyenoord é melhor do que nós e estão contentes de jogar contra nós. Se calhar, o Benfica pensa que nós somos o Benfica e nos dá igual jogar contra o Fenerbahçe ou o Feyenoord. Eu, enquanto treinador do Fenerbahçe, preferia jogar contra o Nice do que contra o Benfica, porque o Benfica é muito mais forte do que o Nice", prosseguiu.
"Temos de jogar melhor, porque o Benfica joga melhor do que o Feyenoord. É tão básico quanto isso. O Benfica é forte, tem jogadores fortes, tem um bom treinador. A equipa está bem trabalhada, defende bem, não sofre golos, sabe jogar em ataque continuado, sabe jogar em contra-ataque, tem um bom banco, tem muitas soluções... É um adversário forte, uma equipa de Liga dos Campeões, ponto. Temos de fazer tudo melhor. Contra o Feyenoord, sofremos quatro golos. Se sofreremos quatro golos contra o Benfica, seguramente, não marcamos cinco", completou.
Adeptos são 'arma' a ter em conta
O treinador português assumiu, ainda assim, que espera que os adeptos do Fenerbahçe digam 'presente', para minimizar a ameaça encarnada: "Os adeptos do Fenerbahçe têm a experiência do jogo com o Feyenoord, em que ajudaram a equipa a atingir o seu objetivo".
"Não penso que possam influenciar o Benfica negativamente, de todo, porque são jogadores com experiência, habituados a jogar em ambientes difíceis. Não acho que possam influenciar negativamente o Benfica, mas tenho a certeza de que podem influenciar os jogadores do Fenerbahçe", apontou.
Akturkoglu 'chutado para canto'
A terminar, José Mourinho recusou comentar as notícias que vão dando conta de um alegado acordo iminente entre Benfica e Fenerbahçe tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Kerem Akturkoglu, a troco de uma verba na ordem dos 22,5 milhões de euros, que pode ascender aos 25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.
"Se jogar amanhã, joga pelo Benfica. Se jogar em Lisboa, na próxima semana, joga pelo Benfica, por isso, não faz sentido absolutamente nenhum estar a pensar no Kerem como um jogador do Fenerbahçe, porque não o é. Penso nele como jogador do Benfica, porque é, e há possibilidade que jogue contra nós", atirou.
Leia Também: "Fenerbahçe não é o Nice. Bruno Lage não pode passar cartão a Mourinho"