Francesco Farioli assumiu, esta terça-feira, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final para o triunfo conquistado pelo FC Porto na deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos, sobre o Gil Vicente, por 0-2 (graças aos golos da autoria de Victor Froholdt e Pepê), que o clube ainda não fechou por completo as portas ao mercado de transferências de verão.
"Como clube, estamos abertos a situações e a opções que podem aparecer nos últimos dias. O presidente já mencionou o desejo do clube de tentar, até ao último minuto, fazer a equipa ficar na melhor forma, ter equilíbrio, mas a prioridade, para mim, é que os jogadores estejam prontos. O meu foco é no campo e em preparar o próximo jogo", afirmou.
Os dragões, recorde-se, já investiram perto de 90 milhões de euros no presente defeso, nas aquisições de Victor Froholdt (ao Copenhaga), Gabri Veiga (ao Al-Ahli Jeddah), Alberto Costa (à Juventus), Borja Sainz (ao Norwich City), Nehuén Pérez (à Udinese), Jan Bednarek (ao Southampton), Dominik Prpic (ao Hajduk Split), Luuk de Jong (ao PSV) e João Costa (ao Estrela da Amadora).
Em sentido inverso, a direção liderada por André Villas-Boas garantiu um encaixe financeiro na ordem dos 75 milhões de euros, com as colocações de Francisco Conceição (na Juventus), Otávio Ataíde (no Paris FC), João Mário (na Juventus), Gonçalo Borges (no Feyenoord), Fran Navarro (no Sporting de Braga), Danny Namaso (no Auxerre, por empréstimo), Samuel Portugal (no Al-Okhdood, por empréstimo), Gabriel Veron (no Juventude, por empréstimo) e André Franco (no Chicago Fire, por empréstimo), além de que Iván Marcano terminou contrato e optou por colocar um ponto final na carreira, aos 38 anos de idade.
Samu vira incógnita
Francesco Farioli foi, ainda, questionado quanto ao estado físico de Samu Aghehowa, jogador que, recorde-se, sentiu uma 'picada' na coxa esquerda, ao realizar um 'sprint', ainda antes da meia hora de jogo, acabando por ter de abandonar o relvado, em lágrimas, para dar o lugar a Luuk de Jong.
O treinador da formação azul e branca optou por 'jogar pelo seguro', recusando prever, ao certo, a gravidade deste contratempo e o período que o mesmo o obrigará a ficar arredado dos relvado: "Temos de ver, amanhã. É difícil dizer, agora. Terá de ser melhor avaliado".
Ainda assim, o italiano disse estar tranquilo quanto a qualquer eventualidade, face à resposta dada por Luuk de Jong: "Foi dos zero aos 100 km/h em segundos, entrou bem, teve dinâmica, esteve atento, ajudou e fez muito pela equipa, viram a assistência para o Rodrigo Mora, vemos como esteve com bola e sem bola... Foi positivo".
O internacional neerlandês de 34 anos de idade, recorde-se, chegou ao Dragão no presente mercado de transferências de verão, a 'custo zero', após o final do contrato que mantinha com o PSV, desde 2022. Na passada temporada, somou 18 golos e 11 assistências ao cabo de 47 jogos oficiais, e teve como adversário... Francesco Farioli, então timoneiro do Ajax.
Leia Também: FC Porto 'cura' galo em Barcelos e acompanha Sporting no trono