Froholdt brilha no 'jogo do galo' e FC Porto cola-se ao Sporting no topo

As notas do Gil Vicente-FC Porto, que permitiu aos dragões regressar à liderança partilhada com o Sporting e mais três clubes, fruto dos golos de Victor Froholdt e Pepê. Samu Aghehowa saiu lesionado, em lágrimas.

Notas_GilxPorto

© Getty Images

Miguel Simões
19/08/2025 07:37 ‧ há 2 horas por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O FC Porto curou um duplo 'galo' em Barcelos, esta segunda-feira, ao derrotar o Gil Vicente (0-2), pelo que Francesco Farioli conseguiu, assim, 'corrigir' os resultados negativos de Sérgio Conceição e Vítor Bruno nas últimas duas deslocações ao reduto dos gilistas.

 

Os dragões voltaram a entrar fortes e, com 20 minutos decorridos, coube a Victor Froholdt a responsabilidade de abrir o ativo, de costas para a baliza, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Gabri Veiga, num primeiro tempo que viria ainda a ficar marcado pelas lágrimas de Samu, após ter saído lesionado.

Logo após o regresso dos balneários, Pepê tranquilizou os dragões com o segundo golo (47'), beneficiando de uma assistência de Zaidu Sanusi, naquele que viria mesmo a ser o lance capital do encontro no terreno dos minhotos, no encerramento da segunda jornada da I Liga.

Até ao apito final, Rodrigo Mora ainda foi aposta de Francesco Farioli nos instantes finais, com direito a uma dupla oportunidades, mas sem mais mexidas no marcador a registar.

Desta forma, o FC Porto recupera uma das posições do topo e passa a somar seis pontos em seis possíveis, ao lado de Sporting, Sporting de Braga, Famalicão e Moreirense, enquanto o Gil Vicente mantém-se com três pontos, agora no sétimo lugar, acompanhado por Benfica, Casa Pia, Vitória SC e Arouca.

Segue-se uma receção do FC Porto ao Casa Pia, antes do frenético Clássico em Alvalade, diante do bicampeão Sporting. Já o Gil Vicente desloca-se até ao reduto do Famalicão.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Victor Froholdt jogou e fez jogar. O médio dinamarquês voltou a ser um dos grandes 'motores' da fluidez ofensiva do FC Porto e até foi o responsável pelo golo inaugural (20'), cabeceando para o fundo das redes, de costas para a baliza. Para além disso, ainda evitou o empate à beira do intervalo ao compensar a ausência de Diogo Costa entre os postes. Quer isso dizer que não só 'faturou', como ainda salvou a sua equipa.

Surpresa

Zaidu Sanusi foi chamado para ocupar o lugar do lesionado Martim Fernandes e correspondeu. À semelhança do que havia acontecido na primeira jornada, o lateral-esquerdo nigeriano esteve sempre muito interventivo, ao ponto de ter rubricado uma assistência para o golo tranquilizador apontado por Pepê (47'). O experiente defesa cumpriu os 90 minutos e mostrou a Farioli que pode contar com ele.

Desilusão

Ghislain Konan já habitou os adeptos em Portugal com boas exibições, recordando os tempos em que passou pelo Vitória SC, porém, a exibição na sua estreia em Barcelos esteve longe de ser a ideal. O lateral-esquerdo 'pecou' ao perder várias bolas em zona proibida e ao falhar alguns passes, mas acabou por merecer a confiança de César Peixoto para se manter em campo até ao apito final.

Treinadores

César Peixoto decidiu fazer apenas uma alteração, ao lançar Zé Carlos para render o ausente Mohamed Bamba, tentando manter o Gil Vicente fiel ao seu estilo de jogo. Após o golo sofrido, os gilistas ainda ameaçaram o empate, mas acusaram a pressão do segundo golo no arranque da segunda parte, pelo que as substituições pouco ou nada acrescentaram.

Francesco Farioli também procedeu a um ajuste por comparação ao onze inicial do jogo frente ao Vitória SC (3-0), apostando em Zaidu Sanusi para colmatar a vaga do lesionado Martim Fernandes. A entrada forte traduziu-se num golo e a história repetiu-se no arranque do segundo tempo, num jogo em que Rodrigo Mora ainda foi lançado para o terreno de jogo, com direito a duas ocasiões criadas na reta final.

Árbitro

Ricardo Baixinho protagonizou uma arbitragem segura e sem casos polémicos, revelando ser amplamente coerente na hora de apitar as faltas e puxar do bolso para mostrar cartões amarelos. Noite tranquila para o árbitro de 38 anos, da AF Lisboa.

Leia Também: Pepê destaca o sorriso pelo FC Porto: "Abraçam-me e ajudam-me..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto vence, mas Nuno Lobo 'atira-se' à arbitragem: "Corrupção"

FC Porto

FC Porto vence, mas Nuno Lobo 'atira-se' à arbitragem: "Corrupção"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Audi

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas