A aventura dos portugueses na Premier League arrancou este sábado, com destaque para a vitória do Tottenham frente ao Burnley (3-0) e para o empate do Fulham diante do Brighton (1-1). Já o recém-promovido Sunderland surpreendeu o West Ham na estreia, com um triunfo por 3-0.
Começando pelo jogo de Londres, Richarlison foi o grande herói dos spurs, sendo que a sua equipa foi a vencer para o intervalo graças ao golo inaugural apontado no fecho dos primeiros 10 minutos, após passe de Kudus. Esse não seria, no entanto, o momento mais crucial da partida. Concluída a hora de jogo, o avançado brasileiro brilhou com um remate acrobático, novamente com assistência de Kudus.
A confirmação da vitória ficaria selada pouco depois, quando Brennan Johnson fez o 3-0, aos 66 minutos, ainda antes de João Palhinha saltar do banco para fazer a estreia pela sua nova equipa em Londres, já dentro dos últimos 10 minutos.
Já o Fulham, de Marco Silva, arrancou a partida a 'tremer' com o golo anulado a Minteh, com apenas quatro minutos decorridos, após recurso ao VAR, mas seria mesmo através de uma grande penalidade que Matt O'Riley deixou o público do Brighton em festa, aos 55 minutos. A verdade é que o conjunto londrino acreditou até ao fim e, aos 90+7', no último lance do encontro, Rodrigo Muniz 'resgatou' um ponto para Marco Silva, evitando, assim, a derrota.
Por fim, o Sunderland não podia ter pedido um melhor regresso à Premier League, com uma vitória diante do West Ham (3-0) construída na segunda parte. Sem motivos para festejo até ao intervalo, foi preciso esperar pelo minuto 61 para que Mayenda beneficiasse da assistência de Alderete para inaugurar o marcador. Mais tarde, seria a vez de Bellard trocar as voltas aos londrinos, com um golo apontado ao minuto 73, até que chegou a vez de Isidor fechar as contas, com o 3-0 final, aos 90+2'.
Com estes resultados, o Tottenham, e o Sunderland somam os primeiros três pontos, colando-se ao campeão Liverpool na liderança da Premier League, numa ronda inaugural em que também já se verificou um empate entre o Aston Villa e o Newcastle (0-0), ambos com um ponto, à semelhança de Brighton e Fulham.
Ainda este sábado, o Wolverhampton, de Vítor Pereira, recebe o Manchester City, a partir das 17h30, sendo que os restantes jogos disputam-se apenas entre domingo e segunda-feira. O principal destaque vai para a receção do Manchester United (de Ruben Amorim, Bruno Fernandes e Diogo Dalot) ao Arsenal, de Viktor Gyokeres, ex-Sporting, a partir das 16 horas, sendo que, antes disso, há ainda Nottingham Forest-Brentford e Chelsea-Crystal Palace, tratando-se de jogos com portugueses em ação. Já na segunda-feira, há duelo entre Leeds United e Everton, a encerrar a ronda.
Leia Também: Não é só em Liverpool. Diogo Jota 'imortalizado' em Wolverhampton