Depois de Benjamin Sesko, Matheus Cunha e Bryan Mbeumo chegarem a Old Trafford neste verão para reforçar o ataque, o Manchester United quer agora assegurar a contratação de um novo médio capaz de corresponder aos desejos de Ruben Amorim. O eleito do treinador português está escolhido e mora em Inglaterra. Trata-se de Carlos Baleba, médio camaronês de apenas 21 anos, mas o Brighton não facilitará a vida de Amorim e companhia na hora de negociar.
Por esta altura, segundo revela o portal The Athletic, as conversações já arrancaram num tom mais informal e através de um intermediário que quis perceber a disponibilidade do jogador em juntar-se ao Manchester United e qual a expectativa salarial de Carlos Baleba. Esse será, no entanto, o ponto que menos obstáculos colocará, segundo explica, por outro lado, Fabrizio Romano.
O maior problema reside mesmo no Brighton, que de acordo com o Athletic, quer manter o jogador - que contratou há dois anos ao Lille - por mais uma temporada e que já se recusou, inclusive, a estabelecer um preço base para libertar Baleba.
O Manchester United não vai, porém, desistir de tentar conversar com o Brighton, até porque Ruben Amorim já terá feito saber à direção dos red devils que o meio-campo tem de ser reforçado para a nova época. Para o treinador luso considera de capital importância contar com um médio defensivo de alto calibre que consiga exercer a ligação entre a defesa e o setor intermédio da equipa.
Manchester United plan for new talks for Carlos Baleba in the upcoming days.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 11, 2025
Man United believe Baleba is keen on the move and personal terms won’t be an issue.
Contacts follow on Brighton side as deal remains very difficult, but United will try.
https://t.co/1zRtkdAggD pic.twitter.com/zfgWip1jCC
Por outro lado, o United pretende assegurar neste verão a contratação de Carlos Baleba também por conta do receio que o jogador continue a dar nas vistas e que dentro de um ano seja impossível competir com outros 'tubarões' na luta pelo jogador que também já é internacional camaronês.
Baleba verá com bons olhos uma mudança para Old Trafford, apesar de o Manchester United não competir nas competições europeias na nova temporada que está prestes a arrancar em Inglaterra. Com contrato por mais três anos com o Brighton, e outro de opção, o jogador natural de Douala está ciente de que o clube atual vai querer encaixar um valor significativo com a sua saída.
O histórico do Brighton não deixa, de resto, grandes dúvidas. Em 2023, por exemplo, o seagulls aceitaram vender Moises Caicedo ao Chelsea por 115 milhões de de euros fixos e a eventual venda de Carlos Baleba terá sempre como objetivo replicar estes valores.
Mais recentemente, o Brighton também fez uma grande venda, com João Pedro a rumar também ao Chelsea por quase 70 milhões de euros. Quer isto dizer que o Brighton não está propriamente desesperado por vender Baleba.
Atenção aos gastos
Apesar deste interesse em Carlos Baleba, o Manchester United tem a necessidade urgente de fazer uma grande venda. Afinal de contas, os red devils já gastaram mais de 200 milhões de euros nas contratações de Sesko, Cunha e Mbeumo e precisam, por isso, de equilibrar as contas.
Marcus Rashford foi emprestado ao Barcelona e a esperança dos responsáveis ingleses está agora nas possíveis vendas de outros jogadores como Antony, Alejandro Garnacho ou Rasmus Hojlund.
Leia Também: Ruben Amorim vai sorrir? Donnarumma excluído da Supertaça Europeia