Francesco Farioli não irá realizar, no domingo, a habitual conferência de imprensa de antevisão ao encontro da jornada inaugural da temporada de 2025/26 da I Liga, perante o Vitória SC, que está agendado para as 20h45 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, no Estádio do Dragão.
O emblema azul e branco fez saber que, "devido ao trágico acontecimento do falecimento" do diretor de futebol, Jorge Costa, o treinador italiano não irá falar à comunicação social. Ao invés, "fará apenas uma curta declaração aos meios do clube", que, entretanto, será tornada pública, dentro em breve.
Jorge Costa, recorde-se, morreu na passada terça-feira. O dia começou com uma sessão de treinos, no complexo do Olival, após a qual deu uma entrevista à Sport TV. No final da mesma, sentiu-se mal e recolheu ao gabinete, onde foi assistido, com recurso a um desfibrilhador.
No entanto, o antigo internacional português acabou mesmo por ter de ser transportado, de urgência, para o Hospital de São João, na Cidade Invicta, onde entrou em paragem cardiorrespiratória, tendo o óbito sido, então, declarado.
Na quarta-feira, o dia do plantel principal começou com uma visita ao Estádio do Dragão, onde participou no velório do 'Bicho', que acabaria por juntar milhares de pessoa. Mais tarde, levou a cabo uma sessão de treino ligeira, exclusivamente, no ginásio.
Quinta-feira ficou reservada para que os jogadores participassem nas cerimónias fúnebres do 'eterno capitão', que decorreram na Igreja Paroquial do Cristo Rei. Daí, a urna seguiu para a sua 'última morada', no cemitério de Agramonte, onde este foi sepultado.
Moura é 'carta fora do baralho'
Só na sexta-feira é que o plantel principal do FC Porto regressou aos trabalhos, com relativa normalidade, no complexo do Olival, numa sessão na qual Francesco Farioli voltou a não poder contar com o contributo de Francisco Moura, jogador que continua a recuperar de uma lesão no ligamento colateral interno do joelho esquerdo, e que, informa o emblema azul e branco, permanece "em regime de tratamento e trabalho de ginásio".
Significa isto que, ao que tudo indica, o ex-Famalicão irá manter-se arredado da lista de convocados do treinador italiano, ganhando, assim, força a possibilidade de Martim Fernandes se manter como opção no lado esquerdo da defesa, tal como sucedeu no passado domingo, no jogo de apresentação aos sócios e adeptos, que culminou num triunfo sobre o Atlético de Madrid, por 1-0.
Dragão vai estar 'à pinha'
Um duelo entre FC Porto e Vitória SC tem sempre potencial para atrair multidões, dada a rivalidade histórica entre ambos os clubes, mas o súbito falecimento fez com que o jogo que marca a entrada em cena de ambos os clubes na edição de 2025/26 da I Liga ganhasse outro significado.
A partida estava, originalmente, agendada já para sábado, mas, dada a comoção que a (inesperada) morte de Jorge Costa provocou no universo azul e branco, a Liga Portugal aceitou o pedido para que a mesma fosse adiada para segunda-feira.
Leia Também: "Morte de Jorge Costa pode ser usada pelo FC Porto como força acrescida"