Para orientar a equipa chegou o treinador grego Sotiris Silaidopoulos, indicado pela administração da SAD, propriedade do milionário helénico Evangelos Marinakis, também dono do Olympiacos (Grécia) e Nottingham Forest (Inglaterra), que tem estreitado a ligação entre os clubes da sua esfera.
Sotiris Silaidopoulos veio precisamente do Olympiacos, em que orientava as equipas jovens, e com ele trouxe como reforços o médio Antonis Papakanellos e o defesa Nikos Athanasiou, as primeiras 'caras' novas garantidas para o plantel neste defeso.
Com a chegada destes dois jogadores, são já cinco os jogadores gregos que integraram o grupo de trabalho dos vila-condenses, todos eles oriundos do Olympiacos.
Em termos de contratações, o Rio Ave não esteve muito ativo neste defeso, pois, além de Papakanellos e Athanasiou, apenas o guarda-redes Kevin Chamorro (ex-Estoril) foi anunciado como reforço para 2025/26.
Em sentido inverso, a formação da foz do Ave teve saídas importantes no plantel da época passada, sobretudo de atletas que estavam nos Arcos por empréstimo. Desde logo, o médio turco Demir Tiknaz, que regressou ao Besiktas, os extremos Kiko Bondoso, que rumou ao Moreirense, e Tiago Morais, que voltou ao Lille, ou o médio Martim Neto.
Depois do 11.º lugar obtido no campeonato da época passada, um pouco aquém do objetivo de ficar na primeira metade da tabela, os vila-condenses retomam a ambição de melhorar a prestação nesta nova temporada, apostando também na Taça de Portugal, em que, em 2024/25, foram eliminados nas meias-finais, frente ao Sporting, que conquistou o troféu.
Para preparação da nova temporada, o Rio Ave esteve em bom plano nos jogos-treino, vencendo a uma seleção concelhia de Vila do Conde (8-0), Benfica B (4-1), Marinhense (5-0) e Limianos (5-0), além de empatar com o AVS (1-1) e perder com o Gil Vicente (3-1).
Os vila-condenses terão ainda mais um ensaio, hoje, com os sauditas do Al Nassr, orientados por Jorge Jesus e que contam no plantel com os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo e João Félix.
A estreia do Rio Ave no campeonato acontece apenas a 17 de agosto, na segunda jornada da I Liga, uma vez que o duelo inicial da prova, frente ao Benfica, foi adiado para 23 de setembro, devido aos compromissos europeus dos 'encarnados'.