Nacional com ambição renovada, mesmo sem investimento privado

Após falhado o negócio com um investidor privado, o Nacional apresenta novidades em todos os setores para a edição 2025/26 da I Liga portuguesa de futebol, com o objetivo de garantir o mais rapidamente possível a permanência. 

LISBON, PORTUGAL - OCTOBER 29:  Head Coach Tiago Margarido of CD Nacional before the start of the Allianz Cup match between Sporting CP and CD Nacional at Estadio Jose Alvalade on October 29, 2024 in Lisbon, Portugal.  (Photo by Gualter Fatia/Getty Images

© Getty Images

Lusa
07/08/2025 09:18 ‧ há 4 horas por Lusa

Desporto

I Liga

Prestes a iniciar a 22.ª participação na I Liga e com cinco presenças nas competições europeias, o emblema 'alvinegro' vai tentar repetir, ou até melhorar, o 14.º lugar alcançado em 2024/25, de modo a continuar no convívio entre os 'grandes'.

 

Depois de gorada a venda parcial da SAD ao grupo de investimento ACA Football Partners (ACAFP), com sede em Singapura, por 13 milhões de euros (ME), o presidente Rui Alves não deixou de reforçar o plantel, assegurando, até ao momento, 17 contratações.

Na baliza, Lucas França deve continuar como titular absoluto, apesar das chegadas de Kaique Azarias (ex-Farense) e Kevyn Vinícius (ex-Fluminense, Brasil), sendo que também na defesa são esperadas poucas mudanças no 'onze' base, comparativamente à última temporada.

Por sua vez, no centro do terreno, a equipa perdeu algumas referências, nomeadamente com a saída de Luís Esteves, que funcionava como um 'maestro', e Daniel Penha, principal 'artilheiro' dos nacionalistas no campeonato passado, com quatro golos.

Ainda assim, chegaram alguns jogadores credenciados, como são os casos de Filipe Soares, que teve uma época com contributo positivo, a nível individual, no despromovido Farense, e Igor Liziero, proveniente dos brasileiros do São Paulo, que vem para ser o novo 'patrão' na zona intermédia.

Para o ataque, destacam-se os regressos de Chucho Ramírez, melhor marcador do Nacional em 2023/24, época que marcou o regresso ao primeiro escalão, e Witi, que volta ao clube que representou durante 10 temporadas consecutivas, entre 2014 e 2024.

Em sentido contrário, saíram os avançados Joel Tagueu, autor de alguns golos decisivos na segunda metade da última temporada, e Dudu Teodora, que teve um papel de destaque em 2024/25.

O sucesso da equipa vai depender muito de Tiago Margarido, que segue para o terceiro ano seguido no comando técnico dos insulares, sobretudo na capacidade de 'colar' as peças a criar dinâmicas coletivas no seio de um grupo com muitas 'caras' novas.

O início de campeonato é desafiante, com embates diante do bicampeão Sporting, do FC Porto e do Sporting de Braga nas primeiras sete jornadas, sendo que a estreia na I Liga vai acontecer no sábado, às 15:30, com a receção ao Gil Vicente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador do Benfica Florentino Luís marca golo e revela que vai ser pai

Florentino Luís

Jogador do Benfica Florentino Luís marca golo e revela que vai ser pai

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russell não vai renovar com a Mercedes nas próximas semanas

Fórmula 1

Russell não vai renovar com a Mercedes nas próximas semanas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas