"O Sporting de Braga recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura histórica do futebol nacional e que na sua vasta carreira desportiva representou também as cores do nosso clube, como treinador principal e como treinador-adjunto", reagiram os 'arsenalistas', no seu site.
O antigo internacional do FC Porto e diretor para o futebol profissional dos 'azuis e brancos' morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.
"Parte de forma prematura um nome incontornável do desporto, que pontificou na chamada Geração de Ouro, tendo sido campeão mundial de sub-20 por Portugal e também capitão do FC Porto num ciclo histórico do clube, que coincidiu com conquistas internacionais da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental", recordam os bracarenses.
O emblema da cidade dos Arcebispos lembrou que após ter concluindo a "brilhante carreira enquanto jogador" foi no Sporting de Braga que Jorge Costa iniciou o percurso de treinador.
Na época 2006/07 começou como adjunto de Rogério Gonçalves no Minho, porém em 19 de fevereiro de 2007 tornou-se técnico principal pela primeira vez.
"A terrível notícia do seu falecimento abala todo o edifício desportivo nacional, não podendo o Sporting de Braga deixar de se associar à enorme dor partilhada pela sua família, pelos seus amigos e por toda a estrutura do FC Porto", concluiu a nota de pesar.
Fonte do Hospital de São João disse à Lusa que Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, verificando-se o óbito, depois de ter sido transportado para o hospital após ter-se sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tornando-se um dos defesas mais marcantes da história dos portistas, com os quais conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito vezes a I Liga, cinco a Taça de Portugal e cinco a Supertaça.
Pela seleção portuguesa foi internacional AA 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial sub-20 de 1991.
Leia Também: EM DIRETO: País 'chora' morte de Jorge Costa. Marcelo envia condolências