Independentemente das críticas, Fábio Veríssimo posiciona-se como um dos nome mais conceituados da arbitragem portuguesa, porém, tal como qualquer outro árbitro, nem sempre reúne o consenso no mundo futebolístico, sendo que a sua nomeação para a final da Supertaça Cândido de Oliveira já deu que falar. Haverá motivo?
Sensivelmente 24 horas após o anúncio, o Benfica não hesitou em publicar um curto comunicado, na passada quarta-feira, a apontar aqueles que considera terem sido erros letais, por parte do juiz de 42 anos, no decorrer da temporada passada, destacando até um dérbi do qual o Sporting saiu vencedor. Já Rui Borges preferiu fintar' o tema da arbitragem, na conferência de antevisão desta quinta-feira.
Mas vamos aos números. Entre as várias centenas de jogos que já arbitrou, Fábio Veríssimo foi nomeado para 37 encontros do Benfica e 36 duelos do Sporting, sendo que, em ambos os casos, os dois rivais de Lisboa saíram muitas mais vezes a sorrir do que a 'chorar'.
Na hora de comparar um com o outro, é verdade que o Sporting até festejou mais vezes (23 contra 25), somando menos empates (5 contra 6) e menos derrotas (6 contra 8). Ainda assim, nesses jogos sob a arbitragem de Fábio Veríssimo, foi o Benfica a marcar mais golos (70 contra 69) e a sofrer menos (29 contra 36). Estas são as estatísticas base, sem correlação com o árbitro escolhido.
De onde vem o 'arraso'?
No entanto, não foi a estes números que o Benfica se 'agarrou'. A avaliação das prestações da última temporada permitiram ao clube da Luz vincar que o "quarto classificado" entre os 24 juízes da I Liga foi aquele que mais vezes foi escolhido para dirigir jogos do Sporting (por seis ocasiões). Nesses duelos, os bicampeões nacionais ganharam cinco e empataram um diante do AVS (2-2). Sobre este último jogo, as águias recordaram ainda a vitória em Famalicão para apontar "célebres erros" em benefício do seu rival.
O Benfica não ficou por aí e fez questão de salientar que, nos únicos dois jogos em que se deparou com Fábio Veríssimo, apenas averbou derrotas. A primeira diante do Famalicão (2-0) no arranque do campeonato e a outra, precisamente, diante do Sporting (1-0), a fechar 2024, levando mesmo os encarnados a recordar o "penálti evidente sobre Leandro Barreiro" que terá ficado por assinalar.
Já depois da tomada de posição pública do Benfica, Rui Borges preferiu não comentar a postura do seu rival em relação ao juiz da AF Leiria, durante a conferência de antevisão à Supertaça Cândido de Oliveira, enquanto Bruno Lage, pouco depois, vincou o desejo de só ter de falar dos jogadores após o apito final de mais um dérbi.
"Nem vou sequer falar disso, de arbitragem.... Começamos a época com um grande jogo. Que seja um espetáculo. Não nos vamos focar em coisas que não fazem sentido. Que haja respeito e, acima de tudo, que nos saibamos comportar dentro daquilo que é o espetáculo", defendeu o treinador do Sporting.
"Sobre a arbitragem, aquilo que eu quero e que é o mais importante é falar da arbitragem de amanhã. Acho que o maior elogio que se poderá fazer ao árbitro Fábio Veríssimo é que se, no final do jogo, se fale dos verdadeiros artistas, que são os jogadores. Depois estamos preocupados com o que controlamos", salientou o técnico do Benfica.
Quantos dérbis de Lisboa apitou?
Fábio Veríssimo estreou-se nos dérbis entre Sporting e Benfica em 2020 e, desde então, já esteve num total de quatro jogos 'escaldante' entre os rivais da Segunda Circular. Os resultados? Duas vitórias para um lado, dois triunfos para o outro e nenhum empate.
Na época 2019/20, o árbitro da AF Leiria comandou aquele que foi o seu primeiro e único dérbi no Estádio da Luz (2-1), seguindo-se um encontro em Alvalade, já na temporada 2021/22, a terminar com novo sorriso vermelho e branco (0-2). No entanto, o histórico ficou equilibrado nas duas últimas temporadas, primeiro com o triunfo caseiro do Sporting (2-1) na Taça de Portugal (2023/24) e, mais recentemente, com a tal vitória no fecho da primeira volta (1-0) do último campeonato. Quanto aos erros, ambos já foram beneficiados e prejudicados, que é o comum no mundo do futebol.
De referir que o quarto dérbi de 2025, a valer a discussão de mais um troféu, inicia-se a partir das 20h45 (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, no Estádio do Algarve.
Leia Também: Benfica atira-se a Fábio Veríssimo: "Erros que beneficiaram o Sporting…"