O Manchester City confirmou, esta terça-feira, a contratação de James Trafford, junto do Burnley, por pouco mais de 30 milhões de euros, num contrato válido por cinco temporadas, ou seja até 2030.
O jovem guarda-redes inglês, de 22 anos, está de regresso a um clube, que bem conhece, pois foi ali que se deu a conhecer para o mundo do futebol.
"Desde os 12 anos, era um dos meus objetivos jogar pelo City. Eu sabia que minha jornada seria diferente. Sempre acreditei que voltaria mesmo quando saí por empréstimo quando tinha 18 anos ou quando saí para Burnley [20 anos]. Trabalhei muito para alcançar este momento, acreditei que jogaria pelo City e sabia que a única pessoa que poderia fazer isso era eu. Agora, tenho este momento e só tenho de continuar", começou por dizer o internacional sub-21 inglês, campeão europeu da categoria.
He's home 🥹🩵 pic.twitter.com/BJ7B0cyzsf
— Manchester City (@ManCity) July 29, 2025
Aos órgãos de comunicação, James Trafford revelou lucidez na concorrência que vai enfrentar. "O Ederson [ex-Benfica] é extremamente talentoso e único com a bola nos pés. É alguém que eu admirava muito quando treinei com ele pela primeira vez quando tinha 17 anos. Vou tentar pegar em pequenos pedaços do seu jogo e tentar colocá-los no meu e melhorar. Estou entusiasmado", assumiu.
Na última temporada, o dono da camisola 1 dos citizens sofreu apenas 16 golos na segunda divisão inglesa, tendo ajudado de forma decisiva para a promoção do Burnley, do ex-Sporting Marcus Edwards, à Premier League. Além disso, ficou 29 jogos com a baliza a zero e ainda somou doze jogos consecutivos sem sofrer um golo, um recorde na competição.
"A temporada como um todo foi incrível. O grupo que tínhamos, o treinador, a equipa, foi brilhante. Os recordes são bons, mas o principal é que fomos promovidos e todos fizeram sua parte para conseguir isso", frisou James Trafford, deixando uma certeza:
"Estou muito mais velho e muito mais experiente. Estou 100 vezes melhor e melhorei em todos os aspetos como pessoa e como jogador."
Hugo Viana, diretor desportivo do City, deixou rasgados elogios ao novo pupilo sob às ordens de Pep Guardiola. "James já é um dos jovens guarda-redes mais talentosos do futebol inglês e estamos muito felizes por recebê-lo de volta ao Manchester City. Ele tem todas as qualidades necessárias para ser um guarda-redes de primeira classe. Achamos que ele é a escolha ideal para este plantel e que trará grande qualidade à posição de guarda-redes. Acreditamos plenamente que ele terá muito sucesso e será um guarda-redes de topo para o Manchester City e para a seleção nacional. Também não tenho dúvidas de que trabalhar com o Pep e a equipa técnica aqui no City só fará com que o James desenvolva ainda mais as suas capacidades", explicou o português, que trabalhou no Sporting.
Ortega com 'guia de marcha'
Fabrizio Romano avançou a eminente saída de Stefan Ortega, de 32 anos, autorizado para procurar um novo clube na carreira, após a chegada de James Trafford.
Manchester City have informed Stefan Ortega that he can leave the club this summer following Trafford’s arrival. pic.twitter.com/nV9KKQOzKu
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 29, 2025
Leia Também: EM DIRETO: Siga os rumores e os negócios do mercado de transferências