Gyokeres diz 'adjö' e Sporting perde um dos melhores de sempre

O sueco Viktor Gyökeres despediu-se hoje do Sporting após duas épocas em que marcou o universo 'leonino' e o próprio futebol português, tornando-se num dos maiores jogadores a atuar na I Liga no novo século.

LISBON, PORTUGAL - MARCH 15: Viktor Gyokeres of Sporting thanks supporters for standing following the Liga Portugal Betclic match between Sporting CP and FC Famalicao at Estadio Jose Alvalade on March 15, 2025 in Lisbon, Portugal. (Photo by Maciej Rogowsk

© Getty Images

Lusa
26/07/2025 19:35 ‧ há 6 dias por Lusa

Desporto

Sporting

O triunfo sobre o Benfica (3-1), em 25 de maio, na final da Taça de Portugal, em que marcou um golo, de grande penalidade, e assinou uma assistência, foi o último do agora jogador do Arsenal com o 'leão ao peito', no Estádio Nacional, em Oeiras.

 

Em duas temporadas e com 102 jogos, o internacional sueco, que chegou a Portugal vindo do Coventry, da segunda divisão inglesa, carimbou o seu nome na história do Sporting, ganhando com justiça o direito de se sentar no trono dos 'grandes' que representaram o emblema de Alvalade.

Os feitos do jogador nascido em Estocolmo ultrapassaram as fronteiras do reino 'leonino' e marcaram todo o futebol português, sobretudo em 2023/24, não deixando outros clubes e adeptos indiferentes ao que foi alcançando em campo.

Foram 97 golos em duas épocas e 27 assistências, números que já não aconteciam na I Liga e no futebol nacional há muitos anos, juntando dois títulos nacionais, o primeiro bicampeonato do Sporting em mais de 70 anos e uma Taça de Portugal.

Mas, não foram só os golos que marcaram a passagem de Gyökeres por Alvalade e Portugal, também o seu poder físico, a facilidade e potência de remate e a ambição clara de querer sempre ganhar e marcar.

O tradicional festejo da máscara passou a ter imitadores em todos pontos do país, de norte a sul, sportinguistas ou não, imagem de marca do jogador de 27 anos que levou igualmente a I Liga a ter uma exposição pouco habituada a nível internacional.

Grandes nomes da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), do ténis e outros tantos desportos chegaram a copiar a imagem de marca de Gyökeres, a mascara de Bane, um dos vilões de Batman.

Só faltou mesmo a Bota de Ouro, que seria a primeira para o futebol português desde 2001/02, com Mário Jardel, mas a coeficiência de 1.5 contra o 2.0 dos campeonatos 'big 5', nas contas finais, acabaram por trair o sueco.

Na temporada que terminou, Gyökeres assinou 39 golos na I Liga, seis na Liga dos Campeões e cinco na Taça de Portugal, números que ainda poderiam ser mais impressionantes caso o escandinavo não tivesse vivido alguns problemas físicos nos primeiros dois meses de 2025.

Foram três 'póquers', quatro 'hat-tricks' e sete 'bis' em 2024/25 e tudo começou numa contratação há dois anos que custou 20 milhões de euros aos cofres de Alvalade e que levantou muitas interrogações.

Praticamente desconhecido, o Sporting estava a bater o seu recorde monetário por um sueco de 1,89 metros com pouco currículo e vindo da segunda divisão inglesa.

Antes de chegar a Alvalade, Gyökeres foi formado e iniciou carreira no Brommapojkarna, da Suécia, passando depois sem grande brilho por Brighton, St. Pauli, da Alemanha, Swansea City e Coventry, pelo qual assinou números interessantes na sua última temporada, com 22 golos.

Contudo, bastou o primeiro jogo oficial para dissipar todas as dúvidas: Gyökeres 'bisou' frente ao Vizela, em 12 de agosto de 2023, e o resto é história. Uma história que, entre os dois golos aos vizelenses e o penálti convertido no Estádio Nacional, ficou perto da centena de remates certeiros pelos 'verdes e brancos' em dois anos, quase à média de um por jogo.

Mesmo tendo contrato até junho de 2028, o sueco ruma agora para outras paragens e tem novamente uma nuvem de interrogações em cima.

Será Gyökeres capaz de repetir na Premier League o que fez em Portugal? Só o sueco poderá responder.

Leia Também: Agora é oficial. Arsenal confirma contratação de Gyokeres ao Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nélson Semedo juntou-se a José Mourinho e Bruno Fernandes reagiu assim

Mercado

Nélson Semedo juntou-se a José Mourinho e Bruno Fernandes reagiu assim

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Fórmula 1

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas