A Juventus colocou, esta terça-feira, um ponto final na 'novela', ao tornar pública a aquisição de Francisco Conceição ao FC Porto, a troco de uma verba na ordem dos 32 milhões de euros (que será paga em quatro prestações de oito milhões de euros cada), sensivelmente, um ano depois de ter pago dez milhões de euros (sete milhões de euros fixos, mais três milhões de euros em bónus) pelo seu empréstimo.
Uma notícia que terá sido recebida com desagrado por parte de... Jorge Jesus, uma vez que, de acordo com informações veiculadas, esta quarta-feira, pelo portal francês Footmercato, o treinador português terá tentado 'desviar' o compatriota para o Al Nassr, clube ao qual chegou, este verão, para fazer face à demissão do italiano Stefano Pioli.
Os terceiros classificados da passada temporada do principal escalão do futebol da Arábia Saudita terão procurado, até ao último instante, convencer o jogador de 22 anos de idade a reforçar um plantel onde constam os nomes dos também internacionais lusos Cristiano Ronaldo (que, recentemente, assinou um novo contrato, válido até junho de 2027) e Otávio (que foi dispensado do estágio de pré-temporada, que já decorre na Áustria), mas sem sucesso.
Francisco Conceição até terá começado por demonstrar abertura para dar continuidade na carreira no Médio Oriente, mas terá perdido a paciência com a demora do conjunto sediado em Riade a dar seguimento ao interesse, optando, ao invés, por permanecer a Juventus, clube pelo qual somou sete golos e quatro assistências ao cabo de 40 jogos oficiais, na passada temporada.
Em contrarrelógio para a nova temporada
O Al Nassr vê-se, assim, obrigado a acelerar as negociações com os jogadores pretendidos pelo treinador português Jorge Jesus, isto porque, até ao momento, o mercado de transferências de verão não tem sido propriamente entusiasmante, dado que os únicos reforços garantidos são o médio Abdulmalik Al-Jaber (proveniente do Zeljeznicar, por 1,8 milhões de euros) e o defesa-central Nader Al-Sharari (proveniente do Al-Shabab, a 'custo zero').
A estreia em 2025/26, por seu lado, está agendada já para o próximo dia 19 de agosto, no Estádio Nacional de Hong Kong, perante o Al-Ittihad Jeddah, de Danilo Pereira e companhia, num duelo no qual estará em jogo o acesso à final da Supertaça da Arábia Saudita, onde poderá defrontar o Al-Qadisiyah... ou o Al Hilal, a antiga equipa de Jorge Jesus, agora comandada pelo timoneiro italiano Simone Inzaghi.
Antes disso, o Al Nassr terá pela frente mais um encontro de cariz particular, desta feita, perante o Toulouse, na próxima quarta-feira. A expetativa do treinador português é de que, até lá, o clube seja capaz de lhe apresentar um plantel mais próximo daquele que idealiza, na busca dos títulos que lhe têm escapado, no passado recente.
Aliás, desde a tão mediática chegada de Cristiano Ronaldo à Arábia Saudita, em 2023, o Al Nassr só foi capaz de conquistar uma Taça da União das Associações de Futebol Árabe. O título de campeão nacional, por seu lado, 'escapa-lhe' já desde a época 2018/19, pela mão de... Rui Vitória.
Leia Também: Neto de Pinto da Costa deixa recado a Francisco Conceição: "Um dia..."