Thomas Muller pode estar em vias de deixar o mundo do futebol 'de queixo caído' com o próximo passo na carreira, numa altura em que é um dos jogadores mais apetecíveis do mercado de transferências de verão, fruto do final do contrato que mantinha com o Bayern Munique, o único clube que representou, a nível sénior.
Isto porque, de acordo com informações veiculadas, esta quarta-feira pelo jornal The Sydney Morning Herald, o internacional alemão tem vindo a ser alvo de uma 'operação de charme' por parte do... Sydney FC, o sétimo classificado da passada temporada do principal escalão do futebol australiano, que tem como principal figura o brasileiro Douglas Costa, jogador com o qual chegou a partilhar balneário, na Allianz Arena.
O próprio 'veterano' de 35 anos de idade terá ficado surpreendido com o projeto desportivo que lhe foi apresentado pelo emblema da Oceânia, na sequência de um diálogo que dura há já largas semanas, pelo que, neste momento, é apenas um dos dois destino que tem em 'carteira' para dar sequência ao seu legado.
O outro é um clube MLS cuja identidade permanece, para já, no 'segredo dos deuses'. A vontade dos Estados Unidos da América passa, de resto, por continuar a apostar fortemente no desenvolvimento do futebol, juntando o avançado a outros 'pesos pesados', como Lionel Messi (do Inter Miami), Marco Reus (do Los Angeles Galaxy) ou Denis Bouanga (do Los Angeles FC).
O Sydney FC já terá feito saber a Thomas Muller que não tem como competir com formações norte-americanas, no plano financeiro, pelo que tenta 'seduzi-lo' com a promessa de um estilo de vida mais tranquilo, de forma a conseguir desfrutar da melhor maneira possível da reta final da carreira.
Ex-Bayern Munique é 'trunfo na manga'
As negociações com Thomas Muller, pode ler-se, estão, neste momento, entregues a Alexander Baumjohann, diretor técnico do Sydney FC, com quem o avançado chegou a cruzar-se, ainda que brevemente, na transição entre os escalões de formação e a equipa principal do Bayern Munique, na temporada 2009/10.
Alexander Baumjohann não teve, propriamente, a mais vistosa das carreiras, na qualidade de jogador. No Bayern Munique, por exemplo, onde chegou proveniente do Borussia Monchengladbach, somou apenas quatro jogos oficiais ao serviço da equipa principal. No currículo, conta, ainda, com passagens por Schalke 04, Kaiserlautern, Hertha Berlim, Coritiba, Vitória EC, WS Wanderers e, finalmente, Sydney FC.
O ex-médio chegou à formação australiana no verão de 2019, e acabou por ter uma continuidade que nunca tinha conseguido, por onde passara. No espaço de dois anos, foi utilizado num total de 59 encontros, ao cabo dos quais marcou dois golos, antes de colocar um ponto final na carreira.
Após 'pendurar as chuteiras', em 2021, o alemão aproveitou para tirar a devida formação académica para permanecer envolvido no mundo do futebol, e, já em 2023, regressou ao Sydney FC, para assumir o cargo de diretor técnico. Agora, em 2025, pode levar a cabo uma operação com repercussões nos quatro cantos do planeta, com a aquisição do ex-companheiro de equipa.
Leia Também: Assim foi a despedida de Thomas Muller após uma vida inteira no Bayern