Nice atravessa-se no caminho do Benfica à procura da estreia na Champions

O Nice, adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória, conseguiu um excelente quarto lugar na última Liga francesa de futebol e quer estrear-se na Liga dos Campeões com uma equipa sem grandes estrelas.

Nice's Dutch midfielder #08 Pablo Rosario (C) celebrates with teamates at the end of the French L1 football match between OGC Nice and SCO Angers at the Allianz Riviera Stadium in Nice, south-eastern France, on April 20, 2025.  (Photo by Valery HACHE / AF

© Getty Images

Lusa
21/07/2025 13:57 ‧ há 1 semanas por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

O Nice, adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória, conseguiu um excelente quarto lugar na última Liga francesa de futebol e quer estrear-se na Liga dos Campeões com uma equipa sem grandes estrelas.

 

Quatro vezes campeão francês na década de 1950, o Nice apenas participou na antiga Taça dos Campeões Europeus em 1956/57 e em 1959/60, chegando em ambas aos quartos de final, contudo nunca esteve no novo formato da 'Champions', caindo no play-off em 2017/18.

A equipa do Cote d'Azur regressou às competições europeias na última temporada, caindo na fase de grupos da Liga Europa, depois do quinto lugar em 2023/24, então orientada pelo italiano Francesco Farioli, atual treinador do FC Porto.

Os bons resultados do Nice têm sido feitos com um plantel sem grandes estrelas, que este ano perdeu o guarda-redes polaco Marcin Bulka, titular da última temporada, conseguindo um grande negócio com o defesa Jean-Clair Todibo, que passou pelo Benfica, vendido por 40 milhões de euros ao West Ham, ao qual esteve emprestado na última temporada.

O extremo sueco Isak Jansson, contratado ao Rapid Viena, e o guarda-redes senegalês Yehvann Diouf, proveniente do Reims, são, para já, os grandes reforços do Nice, que assegurou ainda os jovens Gabin Bernardeau, a custo zero, e Juma Bah, por empréstimo do Manchester City.

No plantel mantém-se o veteraníssimo brasileiro Dante, de 41 anos e que passou, entre outros, pelo Bayern Munique, assim como o avançado costa-marfinense Evan Guessand, melhor marcador da última temporada, com 13 golos, mais dois do que o francês Gaetan Laborde, que também continua na equipa.

O Benfica vai jogar pela 40.ª vez com uma equipa francesa, com as quais tem vantagem no confronto direto, com 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas, sendo que o último confronto ocorreu no play-off de acesso aos oitavos de final da 'Champions' da última época, no qual afastou o Mónaco, com o qual já se tinha cruzado também na fase de liga.

Naquele que será o primeiro confronto oficial entre as duas equipas -- as 'águias' venceram por 3-0 num particular em 2022 --, o Benfica visita o Nice a 05 ou 06 de agosto, recebendo os franceses a 12 de agosto.

Leia Também: Benfica evita José Mourinho e enfrenta o Nice na Liga dos Campeões

Partilhe a notícia


Rede social

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Coldplay

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Piastri reforça liderança da F1 e McLaren passa do meio milhar de pontos

Fórmula 1

Piastri reforça liderança da F1 e McLaren passa do meio milhar de pontos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas