Procurar

Nice atravessa-se no caminho do Benfica à procura da estreia na Champions

O Nice, adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória, conseguiu um excelente quarto lugar na última Liga francesa de futebol e quer estrear-se na Liga dos Campeões com uma equipa sem grandes estrelas.

Nice atravessa-se no caminho do Benfica à procura da estreia na Champions

© Getty Images

Lusa
21/07/2025 13:57 ‧ há 2 meses por Lusa

O Nice, adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória, conseguiu um excelente quarto lugar na última Liga francesa de futebol e quer estrear-se na Liga dos Campeões com uma equipa sem grandes estrelas.

 

Quatro vezes campeão francês na década de 1950, o Nice apenas participou na antiga Taça dos Campeões Europeus em 1956/57 e em 1959/60, chegando em ambas aos quartos de final, contudo nunca esteve no novo formato da 'Champions', caindo no play-off em 2017/18.

A equipa do Cote d'Azur regressou às competições europeias na última temporada, caindo na fase de grupos da Liga Europa, depois do quinto lugar em 2023/24, então orientada pelo italiano Francesco Farioli, atual treinador do FC Porto.

Os bons resultados do Nice têm sido feitos com um plantel sem grandes estrelas, que este ano perdeu o guarda-redes polaco Marcin Bulka, titular da última temporada, conseguindo um grande negócio com o defesa Jean-Clair Todibo, que passou pelo Benfica, vendido por 40 milhões de euros ao West Ham, ao qual esteve emprestado na última temporada.

O extremo sueco Isak Jansson, contratado ao Rapid Viena, e o guarda-redes senegalês Yehvann Diouf, proveniente do Reims, são, para já, os grandes reforços do Nice, que assegurou ainda os jovens Gabin Bernardeau, a custo zero, e Juma Bah, por empréstimo do Manchester City.

No plantel mantém-se o veteraníssimo brasileiro Dante, de 41 anos e que passou, entre outros, pelo Bayern Munique, assim como o avançado costa-marfinense Evan Guessand, melhor marcador da última temporada, com 13 golos, mais dois do que o francês Gaetan Laborde, que também continua na equipa.

O Benfica vai jogar pela 40.ª vez com uma equipa francesa, com as quais tem vantagem no confronto direto, com 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas, sendo que o último confronto ocorreu no play-off de acesso aos oitavos de final da 'Champions' da última época, no qual afastou o Mónaco, com o qual já se tinha cruzado também na fase de liga.

Naquele que será o primeiro confronto oficial entre as duas equipas -- as 'águias' venceram por 3-0 num particular em 2022 --, o Benfica visita o Nice a 05 ou 06 de agosto, recebendo os franceses a 12 de agosto.

Leia Também: Benfica evita José Mourinho e enfrenta o Nice na Liga dos Campeões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si