O Sporting apresentou uma proposta formal por Alberto Costa, junto da Juventus, esta terça-feira, na ordem dos 13 milhões de euros fixos, porém a mesma foi prontamente recusada, segundo apurou o Desporto ao Minuto junto de uma fonte ligada ao processo.
Segundo havia escrito inicialmente o jornalista Fabrizio Romano, especialista em temas relacionados com o mercado de transferências, a oferta incluia ainda variáveis, cujo valor não foi revelado, mas o clube de Turim já deu a conhecer condições de venda ligeiramente acima daquelas que foram apresentadas.
Recorde-se que a Juventus pretende vender o defesa português por 15 milhões fixos, mais objetivos, acrescentando ainda a reserva de 10% de uma futura transferência. Para além disso, de acordo com as informações apuradas pelo nosso portal, o ex-Vitória SC encontra-se satisfeito em Itália.
Ainda segundo a publicação do jornalista italiano, a direção encabeçada por Frederico Varandas procura, ainda assim, apressar-se nas negociações, de forma a ultrapassar os potenciais interessados na corrida por um jogador bem conhecido por Rui Borges.
🦁 Understand Sporting CP have now submitted €13m plus add-ons bid to Juventus for Alberto Costa.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 15, 2025
Juventus want €15m fixed fee plus add-ons and 10% sell-on clause.
Sporting want to be fast and anticipate other clubs also keen on Costa.
🇮🇹 https://t.co/okOUA4h5Lq pic.twitter.com/tAtEZwsTj3
Interesse não é novo
Rui Borges foi o responsável pela aposta contínua no jovem da formação do Vitória SC, que se estreou na equipa principal pela mão de Álvaro Pacheco, mostrando-se agora satisfeito com a possibilidade de voltar a contar com o antigo atleta.
O Vitória SC estará especialmente atento quanto ao eventual acordo, uma vez que tem direito a 5% de uma futura venda, pelo que poderá lucrar novamente às custas de Alberto Costa, que havia sido vendido à Juventus no passado mercado de inverno, por 12,5 milhões de euros, mais 2,5 em variáveis.
Recorde-se que Alberto Costa passou pelas camadas jovens do Tirsense antes de rumar a Guimarães, em 2013, mantendo-se ligado ao clube durante 12 anos. Na mais recente temporada, o defesa-direito realizou 21 encontros de rei ao peito e registou um golo e duas assistências, fazendo despertar a atenção da Juventus... e do Sporting.
Rui Borges - que surge também interessado em Tiago Silva - havia deixado o clube vimaranense para rumar ao Sporting, em dezembro do ano passado, sendo que não tardou em manifestar interesse a Frederico Varandas na contratação do jovem de 21 anos. No entanto, o clube de Turim ganhou a corrida e acabou mesmo por levar o defesa de Portugal para Itália.
Embora não tenha convencido no início da sua aventura, às ordens de Thiago Motta, Alberto Costa ganhou 'nova vida' desde a chegada de Igor Tudor, com destaque para o facto de ter sido titular em todos os jogos disputados no Mundial de Clubes, numa segunda metade de época com o registo de três assistências em 14 jogos.
[Notícia atualizada às 18h27]
Leia Também: Brasileiros garantem que Matheus Reis pode deixar o Sporting este verão
Leia Também: Revelada nova oferta do Sporting por Alberto Costa. Eis os valores